17/04/2015 14h34 - Atualizado em 17/04/2015 14h34

Mais de 800 livros são carregados em caminhão para ser reciclado na capital

Motorista informou que o carregamento seria enviado para reciclagem.
Secretaria de Educação informou que desconhecia o destino dos livros.

Do G1 PI

Enquanto algumas escolas da capital estão sem livros, a TV Clube flagrou nesta semana centenas de livros usados e novos ainda na embalagem sendo transportados em uma caminhonete. Segundo o condutor do veículo, a carroceria transportava mais de 800 livros e seu destino seria a reciclagem. A Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) do estado informou que desconhecia o destino dos livros.

O flagrante foi feito na Zona Sul de Teresina, quando os livros eram transportados até a Unidade Escolar Anita Gayoso, no bairro Memorare, Zona Norte de Teresina. O vídeo gravado por um dos repórteres da emissora mostra na carroceria livros em perfeito estado de conservação, alguns ainda embalados. O motorista que preferiu não ser identificado informou que o carregamento seria enviado para reciclagem.

Repórter flagra caminhonete carregando mais de 800 livros para reciclagem (Foto: Reprodução/TV Clube)Repórter flagra caminhonete carregando mais de 800
livros para reciclagem (Foto: Reprodução/TV Clube)

Ainda de acordo com o condutor, os livros seriam entregues para a Associação dos Cegos, para a reciclagem e venda do papel, vendido a R$ 0,10 o quilo. "Esses livros vão para a reciclagem. São mais de 800. Os que ainda estão embalados é porque não foram entregues há muitos anos e ficam armazenados no estoque", contou o motorista.

Segundo o especialista em educação Antônio Ferreira, o desperdício de tantos livros é um crime. "Se a escola não está precisando de um livro naquele momento, existem outras escolas que necessitam das unidades. Especialmente na área da educação de jovens e adultos. Não se pode jogar tantos livros fora porque é o dinheiro do contribuinte", disse.

Até o ano passado, essas doações poderiam ser feitas através de um convênio entre a associação e a escola. Mas desde o novembro do ano passado, o FNDE determinou que as doações deveriam ser acompanhadas de uma autorização do Ministério Público, o que não tem coibido a prática das doações de forma livre.

A técnica da unidade de gestão e inspeção da Seduc, Joana Batista, disse que é legal a doação de livros a associações depois de três anos de uso e reuso dos livros mediante termo de doação. Quanto a livros novos e embalados, a Seduc informou que esses deveriam ser doados para igrejas, ou mesmo para alunos e/ou professores como fonte de pesquisa.

tópicos:
veja também