04/03/2015 21h10 - Atualizado em 04/03/2015 21h19

Prefeitura atrasa entrega de livros no PI e pais de alunos resolvem ajudar

Aulas já iniciaram há mais de um mês e os estudantes continuam se livros.
Imagens mostram livros empilhados em um depósito de Teresina.

Do G1 PI

Lecionar para crianças que não possuem livros tem sido a maior dificuldade nas escolas municipais de Teresina. As aulas começaram há mais de um mês e até esta quarta-feira (4) o material didático não havia chegado.

Preocupado com o desempenho da filha na escola e sabendo o que estava acontecendo, o garçom Herly Vidal tomou uma decisão. Ele foi junto com a diretora da escola a um depósito onde o material estava guardado, pegou os livros no próprio carro e fez a entrega para a unidade de educação, um serviço que não deveria ser dele.

“Todos os pais de escola pública tem que acompanhar o desenvolvimento escolar do filho. Se a gente não procurar melhorar a escola pública para nossos filhos futuramente outros colégios ficarão mais defasados”, relatou.

Imagens feitas com um celular mostram livros empilhados no chão de um depósito no bairro Tabuleta, Zona Sul da capital, que ainda não foram distribuídos para as escolas. Na Escola Moacir Madeira Campos, no bairro Santa Sofia, onde estuda cerca de 600 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, faltam livros de cinco disciplinas. “Fica ruim, pois tem alguns exercícios que são dos livros e a gente não pode escrever. Dessa forma ficamos sem aprender o conteúdo”, reclamou a estudante Bianca Lopes.

Outro exemplo do descaso é a creche municipal Ecília Torres de Almeida, onde ninguém possui livros didáticos. De acordo com a professora Lilian Ruth, o jeito foi fazer uma aula mais gesticulada. “O livro serve como reforço e eles não estão tendo no momento. Quase sempre os livros chegam bem atrasados aqui na creche”, falou.

O material é entregue gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro Didático e já deveriam está com os estudantes há um mês. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os livros já estão em um depósito no bairro Tabuleta, Zona Sul da capital e só não foram entregues porque houve um atraso na entrega do material.

A Secretaria de Educação informou que os livros das creches começarão a ser entregues nessa quinta-feira (5). Já o material das escolas, deve ser todo distribuído até o final da semana. Já os Correios, repassaram que até o final deste mês irá entregar todos os livros.

tópicos: