Publicidade
Publicidade
Mea Culpa - Administrando minhas expectativas!
PublishNews, 26/06/2014
As ideias digitais muitas vezes se mostram tão simples… Mas na hora de colocar em prática, cadê a tecnologia?

Minhas últimas colunas foram bem diretas na arte de cobrar atitudes criativas por parte das editoras e desenvolvedores. E tivemos alguns bons resultados, não por minha influência, mas por questão de inconsciente coletivo (?!). A Livraria Cultura levou uma premiação por conta da ação Not a stupid cover e várias editoras abraçaram ações promocionais com as principais lojas de e-books no Brasil. Mas venho nesta coluna fazer o mea culpa. Mea culpa de lojista: temos limitações técnicas. E claro, a Amazon também tem, a Apple também e por aí vai.

As ideias digitais, por serem digitais, muitas vezes se mostram tão simples… Mas na hora de colocar em prática, cadê a tecnologia?

Quer ver um bom exemplo? A assinatura do exemplar pelo seu escritor favorito. Alguém aí me diz uma tecnologia que possa substituir? Bom, as que eu já ouvi ou testei, sério, não me convenceram. Tenho escritores que adoro, que li em digital e na hora de pedir uma lembrança, uma prova de que estive com ele, fui lá e comprei o livro impresso. Não teve jeito.

Além desta limitação, os contratos de direitos autorais também nos limitam. Para qualquer ação de merchandising, existe a cláusula de pagamento sobre o preço de venda. E se não for uma ação com valor a ser pago? E o valor de ter seu e-book dentro de milhares de gadgets, e de ter os leitores “tagueados” no nome do autor/editora/categoria, qual é o preço? Podemos explicar que as pessoas que têm seus nomes “tagueados” receberão sugestões sempre, de acordo com estas indicações. Ou melhor, se você baixou um e-book determinado numa livraria digital, esta por sua vez, imaginará e tentará descobrir qual será sua próxima leitura. E sempre levará em consideração o estilo do que acabou de ler. Por isso vivo recebendo livros eróticos nas minhas sugestões… TIVE que ler 50 tons para ver qual é… hihi. E depois Anais Nin, Megan Maxwell, enfim, ossos do ofício… Conseguem ver que não temos ainda como precificar isso. Mas ao mesmo tempo enxergamos como isso é valioso.

O importante, neste momento, é entender que tem coisas que não conseguimos antecipar. Não rola de virarmos adolescentes antes da infância. Por conta disso tenho feito um longo trabalho comigo mesma na arte de administrar minhas próprias expectativas.

O mercado é um bebê que estamos aprendendo a identificar sua personalidade, estamos educando para conseguir um bom “cidadão” em idade adulta.

E esta educação não passa somente pelas ações promocionais, mas também nas melhores práticas das lojas, editoras e autores. Todas estas discussões entre Amazon/Hachete e UK que estamos acompanhando, nada mais são que um grande aulão de como será o futuro. Basta saber quem cederá e conseguimos discernir direitinho o que virá, como as coisas serão em um futuro próximo. Como o princípio do karma: nós teremos exatamente o que merecermos, por aceitarmos ou não qualquer imposição/negociação.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Trocadilhos são a mais alta forma de literatura.
Alfred Hitchcock
Diretor estadunidense (1899-1980)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar