Hoje a coluna vem em três atos! Passo tanto tempo sem escrever, que quando sento para fazê-lo, tenho tanta coisa para informar – e reclamar – que dá nisso!
O que as editoras querem da gente (livrarias)?
Lembra que escrevi minhas expectativas, ou melhor, o que gostaria que as editoras fizessem ou mudassem em 2014? Pois é, recebi e-mails de colaboradores pedindo o oposto: o que as editoras gostariam que as livrarias fizessem ou mudassem neste ano. Compilando, resumi em apenas três resoluções:
As editoras querem...
...que as lojas online – tanto para o físico quanto para o e-book – disponibilizem links para o booktrailler dos livros. Tem muita gente fazendo isso, mas as lojas ainda não se atualizaram.
...que o passo-a-passo para instalar o reader, baixar o e-book e começar a leitura seja muito mais simples e fique em destaque nos sites e e-mails de confirmação de compra. Muitas pessoas desistem ou adquirem e nunca baixam o seu primeiro livro digital. Então é isso: trabalhar para que o leitor tenha as primeiras – e todas as outras! – experiências com o e-book sem traumas.
...explicações mais claras a respeito do arquivo, vídeos explicativos, SAC 24 horas e por aí vai… Tudo para ensinar, informar e ajudar o leitor.
Na cabeça do consumidor, ainda é muito complicado entender de quem é a “culpa" caso ele não consiga baixar um livro digital comprado. A editora não tem o que fazer. Ele precisa entrar em contato com a loja que comprou e solicitar ajuda. Caso o arquivo tenha algum problema, aí sim esta entrará em contato com a editora, que, por sua vez, trocará o bendito arquivo. Tudo isso em, no máximo, 48 horas. É só imaginar no mundo físico: se você compra um livro impresso em uma livraria e este vem com defeito, quem é que troca por um novo ou entrega seu dinheiro de volta? A loja!!! Pois bem, é a mesma coisa no digital. Depois a loja se entende com a editora e vice-versa.
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Marketing/Merchandising
Sobre as campanhas de divulgação de e-books:
No momento, o mercado está no “paradoxo Tostines” (essa é para quem é das antigas): você não investe no marketing porque não tem retorno financeiro ou não tem retorno financeiro porque não investe no marketing? Quando, como loja, oferecemos uma ação que irá divulgar o nome da editora e de seus títulos digitais, esbarramos com uma montanha de problemas e desafios: os direitos autorais, o preço de capa, a falta de interesse em quebrar paradigmas para experimentar. Ora bolas, se seus livros precisam ser divulgados para serem vendidos, aceite as propostas das lojas, arrisque, coloque o custo na conta dos milhares de exemplares que enviava para a imprensa, divulgadores etc. e tire da conta dos livros impressos defeituosos que as livrarias devolviam. Fico tão encantada com ações das editoras para fazer turnês, viajar divulgando o nome da empresa, mas quando chego muito perto e pergunto como o livro digital está sendo incluído nisso, a resposta é desanimadora… Ou então fica o “cricri” do grilo, ninguém sabe, ninguém viu.
Ok, nós, lojas, temos que informar, mas, para isso, é necessário apoio. Precisamos de editoras ousando e correndo riscos, o que traz retorno quase que imediato – e os índices são claros quanto a isso.
Junte sua equipe editorial e os faça ler digital, consumir o produto que produz, acessar as lojas digitais, conhecer os merchandisers pelo nome, pelo celular, pelo Whatsapp. Coloca o povo para acessar o Facebook, acompanhar blogs de literatura, ler resenhas e se comunicar com formadores de opinião. Mexam-se!!!! Ora, não me venham com chorumelas, afinal quem sofre com consignação aí, levanta a mão!
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Dicas rápidas de Metadados
(Para quem não sabe o que é metadado, vá lá no início de minhas colunas para se informar, faz favor =])
Códigos Bisac e BIC = códigos de catalogação, internacionais.
Queridos, colocar milhares de códigos Bisac não vai te ajudar. Seu livro tem uma categoria específica, e quanto mais específico for, mais acertará em seu público identificado.
Tags = Serve para linkar seu livro com assuntos e palavras específicas.
Aqui, sim, use (e abuse!) o quanto quiser.
ONIX = HTML usado para alimentar sistemas de livrarias e bibliotecas.
Ele pode ser a solução para sua editora e responsável digital não entrarem em colapso. Em vez de gerar um metadado por loja, uma planilha Excel por loja e por aí vai, por que não desenhar um programinha de entrada de metadados e geração de ONIX automático? Cadê meus amigos desenvolvedores? Cadê vocês que não oferecem esta solução para as milhares de editoras existentes no país?
Distribuidoras = Ok, se você não tem dinheiro para desenvolver sistema algum, quer colocar suas obras em todas as principais lojas e ainda atualizar tudo de um só lugar... Tcharannnnnn! Existem as distribuidoras para te salvar. Feche com uma e exija dela a atualização constante de seus metadados.
Se uma loja te envia uma planilha ou dá uma página para preenchimento de dados é porque é importante. Não mude a planilha, não deixe espaços em branco. Lembra da escola? Quando você deixava uma questão em branco, o que acontecia? Se não entender ou não souber alguma coisa, simples, pergunte.
O dia a dia digital não é brincadeira, mas já é uma realidade. Vender digital não é fácil, mas editoras comercializam centenas de milhares de e-books anualmente. Se esta não é uma realidade para você, você está fazendo algo errado. Se vender esta quantidade não é um mercado acontecendo, então me diga o que é. Ainda temos muito que avançar, mas muita coisa está acontecendo. Vamos juntos, aceitando críticas e se deixando criticar (com carinho), porque, assim, o sucesso é inevitável!
*Aguardo seus feedbacks em @camilacabete ou camila.cabete@gmail.com
*Sou mega caótica na hora de escrever, por isso, se não fosse a Laura Souza @souzalaura, vocês não entenderiam nada. Obrigada pela revisão e pela imagem que ilustra coluna de hoje Laurita!!!!
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
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