Publicidade
Publicidade
Já é hora de deixar o futuro chegar
PublishNews, 14/02/2014
Já é hora de deixar o futuro chegar

Com as bibliotecas por assinatura, a literatura digital faz sentido

Com 20 anos a gente já tem de saber quem a gente é. Desde que a Amazon.com abriu [já se vão 20 anos], a leitura digital vem chegando, entre tímida e espalhafatosa. Nesse entretempo o mercado, como todo adolescente, foi alternando desprezo (“isso não é livro”, “meu cliente é a livraria”) e euforia (“vamos digitalizar todo o catálogo!”, “um tablet na mão de cada criança!”). O “livro digital” acabou não explodindo como anunciavam os eufóricos, mas segue em crescimento constante, sendo acolhido pelo mercado tradicional e convertendo antigos céticos. Mas ainda não sabe o que é, nem o que pode.

Um sinal de que a leitura digital atingiu a maioridade é que já não está tão preocupada em parecer o que não é. Isto é, o foco está saindo do e-book, um simulacro digital de um livro de papel, com as desvantagens do livro de papel (custo, restrição, imutabilidade) e sem as vantagens do digital (ubiquidade, capacidade, mutabilidade, diálogo). É o caminho seguro e preguiçoso da emulação, reduz-se um produto às características que os compradores já conhecem, como as primeiras televisões eram meros rádios com imagem. Porém se características intrínsecas à materialidade do livro impresso fazem dele uma mercadoria, essas características somem na imaterialidade. O livro digital não precisa ser estocado, transportado, nem pode ser acumulado na cabeceira. Ele pode ser mais que uma mercadoria. Essa noção pode chocar quem só conhece a leitura atrelada a um objeto, como é e tem sido desde 1468, a ponto de não haver distinção na língua entre “livro” (objeto de páginas sequenciadas) e “livro” (narrativa ou informação compilada). Mas pode explodir o alcance da leitura — até economicamente.

Se o caro leitor está assustado, porém ainda não fugiu, recomendo a leitura de nosso artigo. Ele demonstra, em resumo, que o livro está em vias de entrar em uma nova fase econômica e comportamental, a “Fase Líquida”. Nesta fase, em que a música (Deezer, Rdio) e o audiovisual (Netflix, Youtube) já entraram, o livro deixará de ser uma propriedade/mercadoria e passa a ser um direito de acesso. Não estou falando klingon. Quem já comprou livros “vivos” na Safari da O’Reilly há alguns anos sabe. Quem viu a decana 24symbols há 3 anos entende. E a biblioteca de empréstimos do Kindle? Aqui mesmo em nossas praias, quem já acompanha a Nuvem de Livros ou a Minha Biblioteca sabe do que se trata. O palavrão cochichado no mercado em 2013 está virando a palavra da moda em 2014: assinatura.

Lá fora os tambores rufam para a Oyster, a prometida “Netflix dos livros”, uma startup cacifada por investidores e vigiada por editores, que querem ver aonde isso vai levar. Aqui estão fazendo barulho as novíssimas Biblioteca Xeriph e a Árvore de Livros. O discurso é mais ou menos o mesmo: as instituições de ensino e os governos podem “adquirir” uma biblioteca 24h de milhares de títulos para os estudantes. A lamentar somente que essa arrancada para a leitura digital seja feita com o freio de mão puxado e a ré engatada.

Isso porque os “modelos de negócio” acordados com as editoras voltam a emular o livro-impresso-mercadoria. Isto é, um livro digital volta a ter “tiragem”, e assim um arranjo infinita e instantaneamente replicável de elétrons pode, esdruxulamente, não estar “disponível” para um leitor, se tiver “emprestado” para outro. O leitor perde, a editora também. É a lógica do medo, a mesma que criou o DRM para exterminar piratas e expulsou leitores. Talvez as editoras achem que o atual modelo de negócios do livro — com suas margens abissais e pontos de equilíbrio estratosféricos — seja bom demais para se tentar outra coisa.

Com 20 anos e quase maior de idade, não dá para ficar impondo o que a leitura digital pode ou não pode fazer.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
Eu gostaria de ver escritas literárias e teóricas de escritores que tenham posicionamentos que quebrem com o olhar universal
Aza Njeri
Doutora em literaturas africanas
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar