Publicidade
Publicidade
O livro, o lucro e os elétrons
PublishNews, 19/12/2013
O livro, o lucro e os elétrons
div>André Schiffrin morreu há menos de um mês. Era de uma estirpe de editores que sobreviveu à ocupação nazista nos anos 1940, mas que não resistiu à comoditização dos livros 50 anos depois.

Seu pai, Jacques, havia fundado a Pléiade, prestigiosa biblioteca de clássicos franceses. Em solo norte-americano, Schiffrin filho estabeleceu novos clássicos, entre eles Sartre, Cortázar e Chomsky. Em um controvertido obituário, o New York Times diz que, crescendo em uma Nova York “socialista”, André Schiffrin projetou a Pantheon como uma editora de autores “internacionais, cabeçudos e esquerdizantes”. O artigo joga mais uma pá de terra no túmulo de Schiffrin ao denunciar que, em sua editora, “fazer dinheiro nunca foi o foco”.

Nos anos 1990, as editoras “independentes” tiveram de se aglutinar ou foram fagocitadas por grupos maiores para sobreviver à era yuppie — com suas diretrizes de “globalização”, “reengenharia” e “metas de EBITDA”. A Pantheon, de Schiffrin, de repente pertencia à Random House, a “casa aleatória” que começava a escalada para tornar-se o maior e mais tentacular conglomerado editorial do mundo. De repente, “fazer dinheiro era o foco”.

André Schiffrin foi demitido de sua editora em 1990.

O negócio dos livros (2000) foi sua elegante resposta. Uma demonstração de que a obsessão pelas margens de lucro imporia a ditadura dos bestsellers, que por sua vez levaria à monocultura literária e que essa falta de “bibliodiversidade” culminaria no empobrecimento cultural generalizado, minando enfim o consumo de textos e os próprios fundamentos econômicos da indústria do livro.

Quando publicamos no Brasil O negócio dos livros, como as grandes corporações decidem o que você lê em 2006, confesso que encarei o argumento de Schiffrin com uma dose de ceticismo. Percebia uma certa nostalgia “Ancient Régime” nas críticas daquele literato que exercia o ofício de editor nos salões de Paris e Nova York e que agora teria de lidar com dinheiro como um burguês qualquer.

Eu estava errado. Schiffrin estava certo. Alguns anos depois de editar seu livro, minha editora “independente” teve de se “associar” a um conglomerado editorial. Lá, “O negócio dos livros” jamais teria sido editado, porque, enquanto “negócio”, não é um “bom livro”.

O New York Times define a New Press, editora que Schiffin lançou após “ser saído” da Pantheon como “editora sem fins lucrativos”. Uma acusação tão grave (para padrões estadunidenses) mereceu uma defesa acalorada de seu antigo chefe, para quem Schiffrin era sim um homem de negócios e a New Press era sim, um negócio.

Honestamente? Pela minha experiência, como administrador e editor, considero que uma editora não ter fins lucrativos já é um avanço. Todas as editoras em que trabalhei eram empresas com fins de não ter prejuízo (e outras são francamente “com fins de prejuízo”). O negócio do livro é um negócio improvável. Muita oferta, pouca demanda, enorme concorrência (entre os próprios livros e entre o livro e outros meios de entretenimento), distribuição afunilada, estoques dispendiosos com depreciação acelerada.

O negócio é que continuamos a fazer livros.

O digital é uma (promessa de) saída para o impasse da bibliodiversidade. Ao eliminar algumas das variáveis da equação financeira (custos de tiragem, estoque, distribuição e, até certo ponto, divulgação), a publicação eletrônica permitiria que livros “importantes” dessem “lucro”, mesmo quando importassem somente para poucas centenas de leitores.

Porém a publicação eletrônica ainda não se estabeleceu. Precisa parar de emular o mercado de papel se quiser deixar de ser deste um mero complemento. Precisa definir qual é seu produto, quem é seu público, seus canais, quais são seus custos e como se compõe seu preço. Enfim, as e-editoras precisam chegar a ter “fins lucrativos”. Somente aí a publicação digital passará a ser, no papel, um dos negócios do livro.

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
O consumidor não quer se comunicar com uma empresa. Ele quer falar com o autor.
Carolyn Reidy
Presidente da Simon & Schuster
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar