Davi e Golias do e-book
PublishNews, 11/09/2013
Davi e Golias do e-book

Em surdina, por causa da animação da Bienal na semana passada, os primeiros tiros de uma nova batalha foram lançados. Davi e Golias começaram a batalha pelo futuro do e-book.

Davi

Uma start-up americana financiada por investidores chamada Oyster lançou recentemente um serviço do tipo “Netflix para livros”. Já falei sobre esse conceito antes e testei pessoalmente várias plataformas – da Nuvem de Livros ao Kindle Owners’ Lending Library. Acho que a Oyster tem os aparatos necessários para fazer o modelo dar certo: primeiro, uma biblioteca sólida com mais de 100 mil títulos do catálogo da HarperCollins e bestsellers como O Senhor dos Anéis; segundo, uma interface muito bem desenhada – o tipo de experiência que poderia atrair não leitores a se juntar à revolução do e-book (apesar de estar disponível apenas para o iPhone por enquanto). O preço mensal é razoável, US$ 9,95 por mês, praticamente o mesmo de uma assinatura do Spotify (de música) e Netflix.

Golias

Sempre se reinventando, a Amazon lançou o Matchbook, um programa que tem o potencial de acelerar as vendas de livros impressos e digitais. A ideia é simples: para qualquer livro impresso incluído no programa comprado nos últimos 18 (!) anos, o leitor pode pagar mais $1, $2 ou $3 pela versão em e-book. Como isso ajuda as vendas de livros impressos? Bem, os leitores podem comprar um livro impresso sabendo que o conteúdo adquirido estará “a prova do futuro” e universalmente acessível na nuvem. Para leitores que já possuem bibliotecas de papel, pode ser um caminho para a digitalização completa do acervo pessoal por uma fração do custo dos originais impressos.

Mas, na verdade, Davi e Golias estão se juntando para lutar contra um inimigo comum da indústria editorial: a pirataria. Com acesso barato e universal a catálogos de e-books, o incentivo de fotocopiar ou baixar cópias ilícitas tende a zero.

O que vocês acham desses programas? Os preços são acessíveis para o público brasileiro? Adoraria ouvir suas opiniões:greg@hondana.com.br

[10/09/2013 21:00:00]