Publicidade
Publicidade
Pós Flip e Pré Bienal do Rio
PublishNews, 19/07/2013
Pós Flip e Pré Bienal do Rio

Com tanta agitação e programação intensa, continuo tentando colocar minha vida operacional em dia. Mas me comprometi a sempre escrever, mesmo que apenas crônicas da vida de uma operária do e-book (que com certeza dariam um livro isso).

Eu não poderia deixar passar em branco os acontecimentos nas ruas do Rio e das principais cidades do país, e ligá-los ao nosso mercado. Uma vez historiadora, sempre historiadora.

Vivemos num mundo onde a meritocracia nunca teve muito destaque. Estou me referindo ao nosso mercado. Não sejamos ingênuos e achemos que muitos editores e profissionais renomados, verdadeiros superstars do editorial, chegaram ao patamar de estrelas pura e simplesmente por mérito. O mercado ainda é essencialmente familiar. E esse termo, “familiar”, diz tudo, não?

Tudo bem, a generalização é muito limitante, mas vamos ser sinceros aqui?

Vejo nosso mercado editorial passar pelas mesmas transformações que (acredito) nosso país esteja passando. As pessoas têm cobrado resultados, têm se perguntado sobre posicionamento. As editoras, numa busca desesperada de se renovar e acompanhar o mercado mundial, se veem na obrigação de buscar novos talentos, de pagar melhor e, acreditem, de ser participante ativa de um movimento baseado em mérito, se tornando assim, menos políticas.

Tenho lido, em todas as publicações especializadas, sobre a busca de renovação das editoras. Mas em lugar algum vejo referência ligada ao profissional e a novas estruturas internas. Mas isso é fato e está em pleno curso. O filho do dono da editora que não tem talento, hoje está buscando seus talentos fora da empresa do pai. Os editores pedem e procuram, como agulha no palheiro, novos profissionais, com um perfil totalmente novo (Aficionados por tecnologia e literatura, ora vejam só...quem diria que fosse um dia ver essas características ligadas numa mesma frase). E uma coisa bem interessante que escuto dessas pessoas que buscam novos talentos é: “que seja bom caráter”.

Amigos, vejam que revolução nosso meio vem sofrendo. Estamos ou não estamos acompanhando as mudanças políticas do país? Vocês sabem que sou uma otimista incorrigível, mas, utopias à parte, vale até uma análise mais profunda, não acham? Já deixei bem claro aqui, nesta coluna, que não tenho muito talento para política, mas atentem para uma coisa: política é diferente de relacionamento, e não necessariamente caminham juntos. Isto eu atesto com conhecimento de causa.

Acha que exagerei? Perguntas e sugestões? camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A poesia é a minha capacidade de sobreviver.
Fabrício Carpinejar
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar