Publicidade
Publicidade
Olá de Paraty
PublishNews, 05/07/2013
Olá de Paraty

Escrevendo essa coluna à beira da piscina e do rio, diretamente da Festa Literária de Paraty, estou tendo milhares de insights (por exemplo: se eu molhar meu e-reader, eu não perco meu livro, é só baixar de novo em outro device, hahaha). Então hoje a coluna vai virar um diário, vou fazer de vocês meu ombro amigo e contar como está minha vida.

Cheguei na quarta-feira na hora do almoço e tive a felicidade de ser muito bem recebida. Óbvio que estou hospedada com meus amigos do PublishNews. Entre risadas e abraços, colocamos o papo em dia. Entrei na minha pousada (carérrima! Gente, o que é isso?! A gente tem que reclamar e fazer alguma manifestação contra esse aumento absurdo dos preços em Paraty), coloquei minha havaiana, short e camiseta e fui saracutiar com minha amiga (a do bracelete! – piada interna). Uma boa observação: me senti muito carioca, muito mal vestida. Como as pessoas são chiques! Realmente autor e leitor são muito chiques. Mas eu fiquei assim mesmo...mal vestida.

O coquetel da Rocco foi demais e fui também assistir o show do Gil, do lado de fora – aí já estava mais arrumadinha.

A maior novidade digital da Festa está por conta da casa Kobo\Cultura. Muito pouca inovação por aí. Tem me agradado a carinha das pessoas ao virem a casa Kobo\Cultura. Não divulgamos antes, foi uma surpresa. Hoje a programação digital está ótima. Nosso encontro do AED (Amigos dos Editores Digitais) vai ser lá às 17 horas.

Mas tenho que confessar que, apesar de animadíssima, me entristece ver que ainda falta interesse dos autores e das personalidades do mercado no digital... Fora da casa Kobo\Cultura quase não se falou, não se citou (estou errada? Será que não ouvi ou deixei alguma coisa passar? Será que o digital é tão insignificante assim? Será que o autor ainda continua somente querendo um livro impresso na estante?). E por isso acredito que a síndrome do escritor tuberculoso do século XIX ainda perdura...

A Casa da Folha de São Paulo foi um show a parte. Lotadíssima, com muita discussão boa e aplausos acalorados do público. Isso sim me agradou demais! É assim que se faz gente!

Mas nem tudo é trabalho e debate em Paraty. Ontem teve a festa da Companhia das Letras e mais tarde tem a festa do PublishNews. Até lá, sigo online, vocês podem me encontrar na casa da Kobo\Cultura, trabalhando (ou pelo menos tentando). Ainda bem que não bebo, gente.

Me sentindo uma operária do livro digital, muito pouco culta e deprimida como no século XIX, me despeço desta coluna, que foi um pouco sem razão, mas com muito boa vontade (e também pela minha querida editora de pé torcido – piada interna de novo gente, desculpa).

Agora deixa eu ir, está começando o dia aqui na Casa! Quem estiver em Paraty, passe lá!

Nota da Editora: o pé vai bem.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Não aceito o fato de um leitor abrir um livro no Brasil e não ter ideia de em que época aquele enredo se passa. Os fatos alteram a vida das pessoas.
Edney Silvestre
Jornalista brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar