Publicidade
Publicidade
Marketing e o Merchandiser no mundo digital
PublishNews, 24/05/2013
Marketing e o Merchandiser no mundo digital

A repercussão da última coluna foi muito boa. Muita gente viu que entrar no mundo digital é uma questão de organização e criação das funções necessárias, não é nada de outro planeta, impossível ou desesperador.

Paramos em uma parte que acho muito importante, a divulgação da produção.

Se você fez tudo certinho até agora, mas parou na parte do envio de conteúdo para as lojas e ficou na frente do computador esperando os resultados, pode continuar esperando sentado. Não adianta pensar na distribuição sem ter foco em promoções e ações de marketing/merchandising. Quem fazia isso “antigamente” era um setor de marketing, que divulgava e fechava as ações com as livrarias e sites, dedicados exclusivamente ao livro impresso.

Este setor está sofrendo demais para aprender a pensar “mais digital”. Diante disso, as editoras têm optado por contratar uma terceira pessoa para cuidar da divulgação do conteúdo digital (isso no melhor dos mundos). Essa terceira fase (terceira pessoa e terceira parte do processo) é responsável “apenas” pelo aumento das vendas, fidelização dos leitores e desbravamento do Mercado. Historicamente eu o chamaria de Bandeirante, pois é quem vai enfiar na cabeça dos leitores que o formato digital é melhor, mais fácil e rápido, é quem vai bolar promoções no Facebook e correr atrás das livrarias. O Bandeirante também vai conhecer todos os responsáveis pelo merchandising de todas as livrarias digitais; vai ter uma agenda organizadíssima de promoções, baseada em datas comemorativas; vai ficar atento ao mundo lá fora para enxergar oportunidades e, por fim, é quem vai fechar email marketing com os livreiros e organizar os disparos. Ufa!

Este profissional precisa se identificar com o público, direcionando o conteúdo correto para a pessoa certa. Não vale sair atirando pra todos os lados. Não vai lotar a minha caixa de entrada com emails sobre literatura infantojuvenil (péssimo exemplo, pois eu acabo comprando os livros digitais da minha época de escola, só para ter no formato digital, mas vocês entendem o que quero dizer, né?). Nada de email sobre livros de Direito para estudantes de Comunicação Social.

Por fim, o Bandeirante vai organizar os gráficos de ranking de livrarias e medir o desempenho delas. Analista das vendas, ele dará feedbacks e entenderá o público de cada livraria (isso também varia muito). Saberá o que indicar e o que fará mais sucesso em cada uma.

É muita coisa sim! E requer muita dedicação. Como um amigo meu do Mercado de livros comentou: tem que ser rápido (lançar rápido, errar rápido, consertar rápido). Tem que se comunicar com os leitores e servir de ponte entre o editorial, o organizador de projetos e as lojas. Tem que amar planilhas.

No digital, o céu é o limite. As lojas estão sempre buscando inovação. Qualquer ideia é super bem recebida (ó, falo pela Kobo, viu?). Quando se trata de aumento de vendas e de cadastros nas lojas e o objetivo final é a fidelização dos leitores, tudo vale a pena.

Bom, com base nesta coluna e na última que escrevi acho que serão capazes de montar uma equipe digital ou identificar onde está a falha em sua empresa, porque as vendas não têm apresentado o aumento que acompanha o Mercado de livros digitais. E deu para perceber também o motivo de uma editora ser tão importante no processo. Quantos autores vocês conhecem que teriam a capacidade de acumular todas as funções listadas, ou, se for o caso, capacidade financeira de ter uma equipe para isso?

Sugestões e comentáriosem camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Sem livros, dificilmente se aprende a gostar de ler.
Ruth Rocha
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar