Publicidade
Publicidade
Como organizar um setor digital em uma editora
PublishNews, 10/05/2013
Como organizar um setor digital em uma editora

Como hoje trabalho com pessoas de mais de 13 países, acabei aprendendo muito sobre como os outros países têm se comportado no mercado editorial. Como as editoras têm se organizado. O que dá certo e o que não dá.

Vamos primeiro começar com o que não dá certo (para terminarmos com o “viveram felizes para sempre”)? O que não dá certo é a editora pegar um monte de ePubs, jogar lá na loja e ficar esperando para ver o que vai acontecer. É decepcionante. Gente, assim como o livro de papel, se não houver divulgação, o livro não vende, os leitores não chegarão nele. E o pior: depois de colocar os livros lá, quem vai bolar a promoção? Quem vai administrar as mudanças de metadados? Mudanças de preços? Retirada de livros, entrada e por aí vai.

Com toda a experiência de longos cinco anos trabalhando com digital, vou tentar fazer uma receita de bolo, e colocar aqui a estrutura que vejo como a ideal para ter resultados com venda de livros digitais. Começando pelo Organizador de Projetos (posso estar inventando o cargo, mas algumas editoras já usam algo parecido, e lembre-se que não há ainda uma nomenclatura para estes profissionais, diante disso, aceito sugestões).

Organizador de Projetos: ele geralmente é ou já foi editor/a. Sabe de todos os passos do processo editorial, mas é um apaixonado por tecnologia e por essas novidades digitais. Sim, ele já lê livro digital e pode discorrer a respeito das diferenças entre as lojas online que já se encontram em funcionamento no Brasil e outros lugares. Ou é aquele editor que quer arregaçar as mangas e encarar o desafio. Sim, é possível aprender fazendo.

Ele é a cabeça do processo editorial. É quem traça a estratégia digital da empresa. Tem total autonomia para mexer nos contratos, saber o que pode e o que não pode e ainda correr atrás de novos negócios. É quem fecha os contratos com grandes lojas, quem resolve se vai ou não usar alguma distribuidora, se libera ou não os direitos internacionais. Ele ama planilhas, e controla tudo através delas e responde todas as perguntas dos diretores em um ou dois cliques. Ele vai dividir as tarefas de organização e administração de metadados, correções de arquivos digitais etc. E é o próprio que vai entrar na sala do diretor gritando, descabelado, dizendo que precisa de ajuda, precisa contratar gente!!! Senão terá um enfarto em pouco tempo.

Responsável Técnico: essa pessoa é metódica. Ela vai organizar as planilhas de metadados e implementar o ONIX (que vai facilitar mil vezes a vida dele, claro). Vai receber os arquivos digitais, providenciar o ISBN digital, mandar tudo para conversão, receber os arquivos de volta e passar pelo ePubCheck. Mandar para um revisor (tem que revisar o ePub!!), providenciar os ajustes, subir o conteúdo nas lojas. Receberá as reclamações dos leitores, as solicitações técnicas das lojas, trabalhará diretamente com o Organizador de Projetos para precificar etc. vai se tornar um super entendedor de design e estudará qualquer inovação em layouts. Vai ser o Senhor dos Metadados...

Marketing, ou Analista de mídias digitais, ou Merchandiser: na próxima coluna, porque eu não gosto de colunas longas e porque o assunto requer uma coluna só pra ele :)

Aguardo seus comentários em camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e camilacabete no Snapchat) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publica livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. e possui uma start-up: a Zo Editorial (@ZoEditorial), que se especializa em consultoria para autores e editoras, sempre com foco no digital. Camila vive em um paraíso chamado Camboinhas, com seus gatos pretos Lilica e Bilbo.

O LinkedIn da Camila pode ser acessado aqui.

Sua coluna é um diário de bordo de quem vive 100% do digital no mercado editorial brasileiro. Quinzenalmente, às quintas-feiras, são publicadas novidades, explicações e informações sobre o dia-a-dia do digital, críticas, novos negócios e produtos.

[09/05/2013 21:00:00]
Publicidade

O Prêmio Avena PublishNews é uma realização da International Paper e do PublishNews com o objetivo de reconhecer os livros mais vendidos de 2016 e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos de prateleira. Trata-se do primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. A cerimônia de premiação acontecerá em São Paulo, no dia 29 de março, com apoio da Unibes Cultural. São cinco categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2016, além dos prêmios de Livro Mais Vendido do Ano, Editora do Ano, Profissional de Marketing e Vendas do Ano e a láurea especial Prêmio PublishNews Avena de Contribuição ao Mercado Editorial.

Leia também
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter
Em artigo, Camila Cabete comenta sobre a decisão do STF de isentar de impostos livros e leitores digitais
Em sua coluna, Camila Cabete faz uma DR com o livro digital e propõe: 'Amo nossa rotina, mas precisamos dar uma apimentada na nossa relação. Acho que temos que viver novas experiências...'
Camila Cabete usa sua coluna para fazer a sua lista de desejos para 2017
Em sua coluna, Camila Cabete resgata a sua própria história para concluir: 'quem resolve o que é bom e o que quer ler é o leitor'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Felipe Lindoso fala sobre a pertinência da obra de Margaret Atwood
Completando a série sobre a África, Octavio Kulesz fala sobre a realidade das editoras na era digital, sobre autopublicação e impressão por demanda
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a impressão por demanda e seus impactos na autopublicação
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Não escrevo para me divertir.
J. M. Coetzee
Escritor sul-africano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar