Publicidade
Publicidade
Como organizar um setor digital em uma editora
PublishNews, 10/05/2013
Como organizar um setor digital em uma editora

Como hoje trabalho com pessoas de mais de 13 países, acabei aprendendo muito sobre como os outros países têm se comportado no mercado editorial. Como as editoras têm se organizado. O que dá certo e o que não dá.

Vamos primeiro começar com o que não dá certo (para terminarmos com o “viveram felizes para sempre”)? O que não dá certo é a editora pegar um monte de ePubs, jogar lá na loja e ficar esperando para ver o que vai acontecer. É decepcionante. Gente, assim como o livro de papel, se não houver divulgação, o livro não vende, os leitores não chegarão nele. E o pior: depois de colocar os livros lá, quem vai bolar a promoção? Quem vai administrar as mudanças de metadados? Mudanças de preços? Retirada de livros, entrada e por aí vai.

Com toda a experiência de longos cinco anos trabalhando com digital, vou tentar fazer uma receita de bolo, e colocar aqui a estrutura que vejo como a ideal para ter resultados com venda de livros digitais. Começando pelo Organizador de Projetos (posso estar inventando o cargo, mas algumas editoras já usam algo parecido, e lembre-se que não há ainda uma nomenclatura para estes profissionais, diante disso, aceito sugestões).

Organizador de Projetos: ele geralmente é ou já foi editor/a. Sabe de todos os passos do processo editorial, mas é um apaixonado por tecnologia e por essas novidades digitais. Sim, ele já lê livro digital e pode discorrer a respeito das diferenças entre as lojas online que já se encontram em funcionamento no Brasil e outros lugares. Ou é aquele editor que quer arregaçar as mangas e encarar o desafio. Sim, é possível aprender fazendo.

Ele é a cabeça do processo editorial. É quem traça a estratégia digital da empresa. Tem total autonomia para mexer nos contratos, saber o que pode e o que não pode e ainda correr atrás de novos negócios. É quem fecha os contratos com grandes lojas, quem resolve se vai ou não usar alguma distribuidora, se libera ou não os direitos internacionais. Ele ama planilhas, e controla tudo através delas e responde todas as perguntas dos diretores em um ou dois cliques. Ele vai dividir as tarefas de organização e administração de metadados, correções de arquivos digitais etc. E é o próprio que vai entrar na sala do diretor gritando, descabelado, dizendo que precisa de ajuda, precisa contratar gente!!! Senão terá um enfarto em pouco tempo.

Responsável Técnico: essa pessoa é metódica. Ela vai organizar as planilhas de metadados e implementar o ONIX (que vai facilitar mil vezes a vida dele, claro). Vai receber os arquivos digitais, providenciar o ISBN digital, mandar tudo para conversão, receber os arquivos de volta e passar pelo ePubCheck. Mandar para um revisor (tem que revisar o ePub!!), providenciar os ajustes, subir o conteúdo nas lojas. Receberá as reclamações dos leitores, as solicitações técnicas das lojas, trabalhará diretamente com o Organizador de Projetos para precificar etc. vai se tornar um super entendedor de design e estudará qualquer inovação em layouts. Vai ser o Senhor dos Metadados...

Marketing, ou Analista de mídias digitais, ou Merchandiser: na próxima coluna, porque eu não gosto de colunas longas e porque o assunto requer uma coluna só pra ele :)

Aguardo seus comentários em camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
O livro digital veio para ficar e vai se tornar uma parte do cotidiano de lazer e trabalho de milhões de pessoas em todo o mundo.
Roberto Feith
Editor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar