Publicidade
Publicidade
Como organizar um setor digital em uma editora
PublishNews, 10/05/2013
Como organizar um setor digital em uma editora

Como hoje trabalho com pessoas de mais de 13 países, acabei aprendendo muito sobre como os outros países têm se comportado no mercado editorial. Como as editoras têm se organizado. O que dá certo e o que não dá.

Vamos primeiro começar com o que não dá certo (para terminarmos com o “viveram felizes para sempre”)? O que não dá certo é a editora pegar um monte de ePubs, jogar lá na loja e ficar esperando para ver o que vai acontecer. É decepcionante. Gente, assim como o livro de papel, se não houver divulgação, o livro não vende, os leitores não chegarão nele. E o pior: depois de colocar os livros lá, quem vai bolar a promoção? Quem vai administrar as mudanças de metadados? Mudanças de preços? Retirada de livros, entrada e por aí vai.

Com toda a experiência de longos cinco anos trabalhando com digital, vou tentar fazer uma receita de bolo, e colocar aqui a estrutura que vejo como a ideal para ter resultados com venda de livros digitais. Começando pelo Organizador de Projetos (posso estar inventando o cargo, mas algumas editoras já usam algo parecido, e lembre-se que não há ainda uma nomenclatura para estes profissionais, diante disso, aceito sugestões).

Organizador de Projetos: ele geralmente é ou já foi editor/a. Sabe de todos os passos do processo editorial, mas é um apaixonado por tecnologia e por essas novidades digitais. Sim, ele já lê livro digital e pode discorrer a respeito das diferenças entre as lojas online que já se encontram em funcionamento no Brasil e outros lugares. Ou é aquele editor que quer arregaçar as mangas e encarar o desafio. Sim, é possível aprender fazendo.

Ele é a cabeça do processo editorial. É quem traça a estratégia digital da empresa. Tem total autonomia para mexer nos contratos, saber o que pode e o que não pode e ainda correr atrás de novos negócios. É quem fecha os contratos com grandes lojas, quem resolve se vai ou não usar alguma distribuidora, se libera ou não os direitos internacionais. Ele ama planilhas, e controla tudo através delas e responde todas as perguntas dos diretores em um ou dois cliques. Ele vai dividir as tarefas de organização e administração de metadados, correções de arquivos digitais etc. E é o próprio que vai entrar na sala do diretor gritando, descabelado, dizendo que precisa de ajuda, precisa contratar gente!!! Senão terá um enfarto em pouco tempo.

Responsável Técnico: essa pessoa é metódica. Ela vai organizar as planilhas de metadados e implementar o ONIX (que vai facilitar mil vezes a vida dele, claro). Vai receber os arquivos digitais, providenciar o ISBN digital, mandar tudo para conversão, receber os arquivos de volta e passar pelo ePubCheck. Mandar para um revisor (tem que revisar o ePub!!), providenciar os ajustes, subir o conteúdo nas lojas. Receberá as reclamações dos leitores, as solicitações técnicas das lojas, trabalhará diretamente com o Organizador de Projetos para precificar etc. vai se tornar um super entendedor de design e estudará qualquer inovação em layouts. Vai ser o Senhor dos Metadados...

Marketing, ou Analista de mídias digitais, ou Merchandiser: na próxima coluna, porque eu não gosto de colunas longas e porque o assunto requer uma coluna só pra ele :)

Aguardo seus comentários em camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e camilacabete no Snapchat) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publica livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. e possui uma start-up: a Zo Editorial (@ZoEditorial), que se especializa em consultoria para autores e editoras, sempre com foco no digital. Camila vive em um paraíso chamado Camboinhas, com seus gatos pretos Lilica e Bilbo.

O LinkedIn da Camila pode ser acessado aqui.

Sua coluna é um diário de bordo de quem vive 100% do digital no mercado editorial brasileiro. Quinzenalmente, às quintas-feiras, são publicadas novidades, explicações e informações sobre o dia-a-dia do digital, críticas, novos negócios e produtos.

[09/05/2013 21:00:00]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter
Em artigo, Camila Cabete comenta sobre a decisão do STF de isentar de impostos livros e leitores digitais
Em sua coluna, Camila Cabete faz uma DR com o livro digital e propõe: 'Amo nossa rotina, mas precisamos dar uma apimentada na nossa relação. Acho que temos que viver novas experiências...'
Camila Cabete usa sua coluna para fazer a sua lista de desejos para 2017
Em sua coluna, Camila Cabete resgata a sua própria história para concluir: 'quem resolve o que é bom e o que quer ler é o leitor'
Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Outras colunas
Junto com a equipe do PublishNews na Flip, Estevão Ribeiro criou ao vivo uma tirinha especial dos passarinhos
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Para Silvio Alexandre, o FIQ é um dos grandes responsáveis pela atual situação do mercado brasileiro que passa por uma fase muito boa em termos de vendas e maturidade criatividade
Nosso colunista Julio Silveira esteve no Festival de Literatura-Mundo na ilha do Sal, em Cabo Verde. De volta ao Brasil, ele conta o que viu por lá.
A arte é livre, e temos que encarar a leitura como o cinema, a televisão, o circo.
Paulo Lins
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar