Publicidade
Publicidade
Vida de Freela
PublishNews, 02/05/2013
Você vai levando a sua vidinha de freelancer, mas de repente aparece aquela proposta. E agora?

Hoje vou falar daquele momento, quando você está ali levando sua vidinha de freela bem na boa, feliz e contente, estabilizado, e então recebe A Proposta. Sim, você é convidado a ir trabalhar em uma empresa, e fica na dúvida sobre o que fazer.

Bom, isso aconteceu comigo algumas vezes, então vou listar umas considerações que podem ajudar a tomar uma decisão.

Primeiro de tudo você precisa avaliar se quer voltar ao mercado de trabalhador empregado e, caso queira, ver se a proposta é boa o suficiente para tirar você de casa.

Compare o quanto vai ganhar com o dinheiro que entra atualmente, lembrando que você pode acabar ganhando menos como contratado, mas terá benefícios e a grana entrará todo mês.

Por outro lado, você estará “preso” o dia todo na firma e, mesmo achando que consegue ainda fazer alguns freelas para engordar o orçamento, nunca conseguirá fazer o tanto que acha que dará conta.

Pense bem em como se sente trabalhando em casa. Apesar das redes sociais ajudarem, você acha bom ou ruim trabalhar sozinho? Às vezes pode ser bacana estar rodeado de gente no trabalho, para trocar e oxigenar as ideias.

Dependendo de onde você mora, o local do trabalho também é bem importante e deve pesar na sua decisão. Em cidades como São Paulo, se o lugar for muito longe, pode ser que depois de um tempo você não aguente mais as viagens diárias ou acabe vivendo estressado, portanto, pense bem.

Tente conversar bastante com o seu possível futuro empregador para saber bem o clima da empresa e todos os detalhes de como será seu trabalho. Isso também te ajudará a escolher.

Se possível, converse com as empresas/pessoas que passam freelas para você para saber se estão gostando do seu trabalho e se você pode continuar fazendo isso sem problema. Não é legal recusar um trabalho fixo e depois não receber freelas.

Converse com pessoas que gosta e respeita. Elas ajudarão com ideias e opiniões, mas não se esqueça que, no fim, quem tem que decidir é você.

Essas considerações sempre me ajudaram na hora da decisão, quando recusei algumas propostas e quando aceitei, no meio do ano passado, voltar ao mercado e virar Gerente de Conteúdo da Editora JBC.

Não me arrependo de nenhuma das decisões que tomei, mas se isso acontecer com você, não esquente, às vezes erramos, é só sacudir a poeira e ir à luta de novo, pois a vida de freela é igual a coração de mãe, sempre cabe mais um.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Os melhores leitores são os que não têm a ver com o universo literário.
Alejandro Zambra
Escritor chileno
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar