Publicidade
Publicidade
Eu voltei!
PublishNews, 25/04/2013
Eu voltei!

A saudade não me deixa ficar longe desta coluna querida. Além de amar o PublishNews e sua equipe, simplesmente não consigo viver sem os feedbacks e emails dos leitores queridos (sem ironia). Leitores estes que em alguns casos se tornaram grandes amigos.

Mas desde minha última coluna muita coisa aconteceu, não é? Bom, vamos passar a limpo rapidamente: as gigantes dos e-books se estabeleceram no país, abriram quiosques e entraram na briga; já tem editora vendendo 5% de seu faturamento em livros digitais (haha, não posso dizer qual); quase todas as editoras brasileiras já têm, pelo menos, um responsável pela distribuição e gerenciamento de conteúdo digital; o Kobo Glo é o leitor preferido dos brasileiros (este dado é por minha conta); cursos sobre o digital estão pipocando; autores começam a vislumbrar as possibilidades digitais; grandes autores internacionais estão assinando exclusividades com ebookstores e o acervo digital está lindo e cada vez mais atraente. Como nas minhas primeiras colunas, continuo tendo a sensação de dez anos de mercado em um.

As iniciativas de meus companheiros de digital também são um sucesso: lembram da AED? Vingou! Fazem vários encontros e estão preparando cursos com foco no profissional digital.

Temos também diversos obstáculos ainda para derrubarmos: o governo ainda não nos forneceu uma legislação que enquadre o e-book, os editais ainda são muito vagos em relação ao digital e o marketing ainda não conseguiu se desvencilhar do papel, ou seja, a verba para divulgação não contempla o digital com ações efetivas.

É, muita coisa ainda tem que acontecer para que eu me sinta confortável… Vocês acompanharam a London Book Fair? Viram como o mercado digital tem se voltado para os autores? E quando tenho contato com os autores brasileiros, ainda sinto muito despreparo e desinteresse no digital. Lembram que já falei disso? Pois é, as plataformas que existem precisam que os autores sejam, no mínimo, heavy users da Web, sendo que a maioria não é! Será que deveríamos incluir uma matéria digital na cadeira de Letras? Eu acho uma ótima ideia. Iria facilitar demais o trabalho de editoras, plataformas e todos os envolvidos no processo do e-book. Sonho muito? Ok, tenho que admitir que sou muito empolgada, mas essa coluna também é pra isso!

Será que não estamos esquecendo de ajudar os autores? Será que eu deveria escrever mais sobre isso e provocar mais esta discussão dentro das editoras? Será que não fazemos isso com medo que as editoras percam terreno? E será que elas perderiam de fato?

Aguardando seus comentários e sugestões de assuntos para a próxima coluna:

camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
A literatura pra mim é um caminho rumo à liberdade. Ela tenta dar voz àquilo que está silenciado.
João Gilberto Noll
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar