Publicidade
Publicidade
Alt+Tab: um grupo para formar editores digitais
PublishNews, 14/03/2013
Em sua coluna de hoje, Gabriela Dias conta como foi criado o grupo Amigos dos Editores Digitais

Início de ano letivo é a única época em que as pessoas falam de livro didático – e 2013 não foi diferente aqui no PublishNews. Dois colunistas se aventuraram pela seara destas Cartas do Front: Julio Silveira imaginou o que seria o e-textbook ideal e Greg Bateman comentou alternativas para e-books relacionadas ao PNLD 2015 (já que o edital saiu em janeiro).

Mas foi outra colunista, a Camila Cabete, que inspirou a pauta deste mês, ao lançar um apelo: "Quem trabalha com livro digital se sente só?". Eu e mais alguns "solitários" logo nos identificamos com a indagação; algumas conversas de Facebook depois e pronto: estava aberto o grupo Amigos dos Editores Digitais (AED).

O grupo surgiu em dezembro de 2012, com a intenção de ser um canal de troca para os editores digitais, esses seres falantes de uma língua estranha, cheia de siglas e termos em inglês que ninguém no resto da editora entende. O escopo inicialmente iria de troca de informações técnicas a livros que devemos colocar na listinha, como sugeria o artigo.

Ano novo, grupo novo

Até então o grupo era apenas virtual, no próprio Facebook, claro. Mas em janeiro, naquele clima de ano novo, vida nova, decidimos fazer um encontro presencial "beta". Em pauta, as nossas respectivas experiências digitais – além de uma demonstração de vários gadgets, no esquema BYOD.

O que era pra ser uma reunião no estilo happy hour virou um debate de 4 horas, que foi do potencial inclusivo do livro digital à então recente entrada da Google, Amazon e Kobo no mercado. E, diga-se de passagem, só acabou perto da meia-noite porque o metrô ia fechar!

Essa tagarelice toda comprovou mais uma vez a hipótese da pergunta que deu origem ao grupo. Mas será que ter um lugar para desabafar era suficiente?

Demanda reprimida

Durante a reunião, percebemos que havia a necessidade de algo mais, além de apenas debates, fossem ao vivo ou via internet. Ficou claro também que encontros esporádicos, e mesmo um Congresso do Livro Digital por ano, não dariam conta do recado de formar profissionais do livro e de novas mídias para enfrentar os desafios e oportunidades à nossa frente.

Afinal, o "apagão" de mão de obra já chegou ao setor editorial, inclusive o digital: até a Amazon e Google estão tendo dificuldades para preencher vagas no Brasil. A partir dessa constatação, sugeri que o AED tivesse vocação prática: além de compartilhar práticas e debater temas, teríamos pelo menos dois núcleos atuantes – um de formação, outro de produção.

Alt+Tab: do analógico ao digital

Surgiu assim o Alt+Tab, braço do AED que vai promover palestras, cursos e workshops para formar leitores, editores, autores, estudantes e outros interessados na transição do conteúdo analógico para o digital.

A agenda começa por São Paulo, em abril, e deve se estender para o Rio em breve. Mas a formação não se restringe a eventos presenciais: haverá iniciativas via internet e continuidade dos cursos em comunidades online.

"E o que isso tudo tem a ver com o segmento didático?", pergunta-se o caro leitor. Tudo, a julgar pelos últimos editais de PNLD anunciados pelo MEC. Ou você não tem lido esta coluna?

Até a próxima,

@gabidias

Quer comentar no Facebook? Clique aqui

Mande e-mail para a colunista

Gabriela Dias (@gabidias) é formada em Editoração pela ECA-USP e transita desde 1996 entre o papel e o virtual. Atualmente, presta consultoria e realiza projetos nas áreas de educação e edição digital. Sua coluna é um relato de quem observa o mercado educacional no Brasil e no mundo. Periodicamente, ela traz novidades e indagações sobre o setor editorial didático – e sobre o impacto da tecnologia nos livros escolares e na sala de aula.

[13/03/2013 21:00:00]
Publicidade

O Prêmio Avena PublishNews é uma realização da International Paper e do PublishNews com o objetivo de reconhecer os livros mais vendidos de 2016 e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos de prateleira. Trata-se do primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. A cerimônia de premiação acontecerá em São Paulo, no dia 29 de março, com apoio da Unibes Cultural. São cinco categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2016, além dos prêmios de Livro Mais Vendido do Ano, Editora do Ano, Profissional de Marketing e Vendas do Ano e a láurea especial Prêmio PublishNews Avena de Contribuição ao Mercado Editorial.

Leia também
Criadora do Kindle e Mec fazem acordo para distribuição de livros didáticos digitais
Quais foram os avanços do livro digital em 2013 e o que podemos esperar para 2014?
Com o PNLD 2015, o segmento didático parece ter dado um salto à frente do resto do mercado no que tange à cultura digital
Gabriela Dias conta, em sua coluna, como foi participar do Congresso da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu)
Escolas e recursos digitais: sim ou não?
Publicidade

O relatório Global eBook documenta e analisa como os mercados de livros digitais estão se desenvolvendo nos EUA, Reino Unido, Europa continental, Brasil, China, Índia e Rússia. Ele traz os melhores dados estatísticos disponíveis e descreve como os players globais e locais estão se saindo em cada mercado. A edição de 2016 do relatório está disponível para compra na loja brasileira da Amazon em versão para Kindle ou então no site www.global-ebook.com em PDF.

Outras colunas
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala que uma boa pesquisa, bem embasada, faz a diferença na busca pelo 'rigor obstinado' de escritores
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Volnei Canônica fala sobre a decisão da Universidade de Caxias do Sul de penhorar a sua biblioteca
Você muda, sua literatura muda. Manter-se preso a um estilo significa ficar preso ao passado.
Patrícia Melo
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar