Amazon abre quiosques de tijolo no Brasil
PublishNews, Carlo Carrenho e Iona Stevens, 16/01/2013
Iniciativa inédita no mundo mostra que a Amazon pode ter estratégias diferenciadas para o país

Imagine ligar para uma loja física e ouvir do outro lado “Amazon, bom dia?” em alto e bom português. Pois desde ontem, isto é uma realidade. Basta telefonar ao quiosque que a gigante do e-commerce abriu ontem, 15/1, no piso Térreo do Shopping Morumbi em São Paulo. Trata-se, na realidade, de uma parceria da Amazon com a empresa brasileira de e-commerce Superfone, especializada na venda online de telefones celulares. Foi a varejista brasileira que procurou a Amazon e deste contato surgiu a idéia dos quiosques de Kindle. No caso do quiosque do Shopping Morumbi, ele está a metros de distância da concorrência, representada no fim do corredor por uma Saraiva Megastore.

“Temos de vender 1.600 aparelhos por mês para valer o investimento”, explicou Iliana Ferrarese, coordenadora dos quiosques de São Paulo. “Trata-se de um projeto-piloto ainda, mas no próximo dia 24 inauguraremos mais um quiosque no Shopping Iguatemi”, informou Ferrarese. Considerando-se as vendas no primeiro dia e meio de operação, em que apenas quatro Kindles e quatro capas para o aparelho foram vendidas, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a meta de venda por quiosque de mais de 50 aparelhos por dia seja alcançada.

Para a coordenadora dos quiosques paulistanos, é clara a importância da presença física de lojas da Amazon para vender Kindles no Brasil. “As pessoas já tem acesso virtual ao Kindle no site, mas aqui elas conseguem ver e mexer no aparelho e, principalmente, tirar dúvidas. Fica mais no tête-à-tête”, explicou Ferrarese.

Os quiosques vendem apenas os Kindles de 4ª geração que já estão à disposição na Ponto Frio e na Livraria da Livraria e acessórios para os aparelhos. O preço é o mesmo das outras lojas, R$ 299. As marcas oficiais do “Kindle” e da “Amazon” estão visíveis na comunicação visual das mini-lojas, caracterizando as primeiras lojas físicas da Amazon no mundo. Afinal, embora o Kindle já tenha sido vendido em lojas físicas de outros varejistas, é a primeira vez que uma loja ou quiosque físico da Amazon, com toda a identificação visual da gigante online, abre suas portas – ou, no caso, seus balcões em algum ponto do planeta.

No Rio de Janeiro, está planejada a abertura de dois quiosques e o primeiro já está em funcionamento no BarraShopping.

É interessante observar que no último dia 19/12, um artigo do The New York Times indicou a tendência das lojas exclusivamente online atravessarem a barreira da web e lançarem lojas físicas, a pedido e em busca de clientes. Em seguida, foi o site do Digital Book World que apostou na mesma tendência para o mercado editorial. E eis que o Brasil saiu na frente.

[16/01/2013 01:00:00]



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

O PublishNews TV acompanhou a entrevista que a agente literária Karin Schindler concedeu a Leonardo Neto e Pedro Almeida, em sua casa, na Zona Sul de São Paulo - a mesma casa onde no início da década de 80 instalou um dos escritórios mais prestigiados do mercado editorial brasileiro.

Leia também
Pesquisa que traça panorama da produção e vendas do setor editorial brasileira é patrocinada CBL e pelo Snel
‘A History of notable shadowhunters & denizens od downworld’ é uma continuação da saga ‘Os instrumentos mortais’, que já tem seis livros publicados no Brasil
Novo Conceito prepara livro sobre o juiz federal Sérgio Moro
Não me considero um escritor, mas sim um leitor.
Paulo Scott
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar

PublishNews