Após trabalhar como diretor de aquisição na Sextante, de onde saiu em fevereiro deste ano, Paul Christoph se deparou com uma economia em crescimento, um mercado editorial mais profissional e um país com apenas meia dúzia de agências literárias. Decidiu então que era hora de abrir sua própria agência. A agência Paul Christoph começou apenas em junho deste ano, mas em 5 meses de existência já ganhou peso no mercado.
A agência tem contatos nos Estados unidos, Espanha, Itália, entre outros. Dos Estados Unidos trouxe uma lista com nomes que vão da Independent Publishers a gigantes como Thomas Nelson, além de editoras universitárias de renome como Chicago, Penn State e Stanford. E foi de Chicago que eles trouxeram os primeiros títulos: o clássico da economia Capitalism and Freedom, de Milton Friedman, fora de catálogo no Brasil desde os anos 1980, que será publicado pelo grupo Gen; para a Rocco, a agência fechou contrato do livro The baker who pretended to be king of Portugal, de Ruth McKay, e um novo título, ainda sem nome, do economista brasileiro radicado nos Estado Unidos Ilan Gleiser, para o grupo Gen.
Apesar das grandes editoras universitárias, Paul Christoph não quer se restringir a este nicho. “Só não vou publicar livros infantis. De resto, “ficção, não ficção, tudo”, conta Paul. E não foca apenas no mercado internacional: “Curiosamente, e isso evidencia a profissionalização do mercado brasileiro, vários autores brasileiros nos procuraram para representá-los em outras editoras brasileiras, em um esquema igual ao dos Estados Unidos”.