Publicidade
Publicidade
Balanço do ano
PublishNews, 19/12/2011
Balanço do ano

Numa das últimas esperas em algum aeroporto fiz uma lista de temas que poderia tratar em futuras colunas, a maioria deles instigados pelas diversas e ricas interlocuções e trocas que se deram ao longo deste ano. Mas, na hora de sentar para escrever este texto, preferi deixar para o ano que vem os temas mais gerais e fazer um registro de alguns momentos importantes do livro para crianças e jovens e da leitura que testemunhei . Afinal, ao longo do ano participei de alguns dos encontros mais importantes sobre esses temas.

Tenho repetido de forma insistente nos cursos e palestras sobre edição que um dos aspectos centrais que formam um bom editor e que podem fazer a sua diferença é uma inserção verdadeira, real, na especialidade onde lhe cabe trabalhar. Se por um lado, o bom editor deve conhecer, antes de tudo, o seu papel e suas competências em termos gerais, a concorrência do mercado e a sua divisão cada vez maior exigem um foco e uma especialização cada vez mais verticalizadas. Daí a importância de entender como esse mercado e os canais formadores de opinião se articulam e definem não só tendências e modas, mas também pensamentos e reflexões.

E falando em cursos, é bem significativo o aumento dessas atividades como reflexo do crescimento do mercado de livros infantis e juvenis. A procura indica a necessidade de referências e de interlocução para um trabalho cada vez mais exigente e competitivo em toda América Latina. Temos inúmeras iniciativas nessa direção não só nacionais, como na Colômbia, no Peru, no México. O público interessado também sinaliza que não são apenas os editores os que estão à procura de referências, mas também autores, ilustradores e mediadores, todos em busca de uma compreensão maior de toda a cadeia produtiva do livro.

No curto prazo, tais iniciativas devem representar um salto de qualidade e ajudar a firmar e reforçar o papel do editor, restabelecendo a sua centralidade no processo de produção – única forma de garantir bons livros e de plantar futuros leitores. Esse processo de formação se complementa com a participação em congressos e o acesso à literatura especializada. Várias têm sido as iniciativas nesse sentido também, porém gostaria de reforçar três lançamentos recentes, todos da Cosac Naify: Livro ilustrado, palavras e imagens, de Nicolajeva e Scott; Critica, teoria e literatura infantil, de Peter Hunt, e Para ler o livro ilustrado, de Sophie Van Der Linden. Leitura obrigatória e hoje acessível ao público brasileiro.

Com um caráter mais amplo e abrangente em termos de público e de temáticas, a Revista Emília preenche um espaço ainda pouco explorado não apenas pelo seu suporte digital, mas também pelo seu caráter de divulgação, debate e formação. A rápida aceitação e o sucesso da Emília comprovam a carência latente e a necessidade de se preencher esse vazio, numa aposta certeira com um olhar de qualidade e rigor.

O aniversário de 10 anos do PublishNews, marca e diferencial do mercado editorial brasileiro, reconhecido internacionalmente e hoje parceiro de alguns dos principais organismos do livro, como a Feira de Frankfurt e a de Londres, sinaliza o percurso recente de profissionalização deste mercado. Mas, não só isso: confirma também a força da edição brasileira, que fecha 2011 com a negociação mais importante e bem-sucedida da história, entre Companhia das Letras e Penguin. Exemplo de profissionalismo entre gente séria e grande.

Todo este cenário, certamente, contribui para o amadurecimento da reflexão e para a ampliação de critérios e referências que pouco a pouco, se farão sentir no dia a dia da edição. Poder ter em mãos elementos que ajudem a ampliar a visão periférica e não perder de vista o caráter cultural da indústria editorial, ajustando o mercado a isso e não o contrário, são algumas das condições para uma aposta efetiva no fortalecimento da qualidade da nossa produção editorial.

No que me diz respeito, fecho o ano realizada como há muito não acontecia, pois todos os meus esforços foram pautados pela convicção de estar fazendo um trabalho sério e comprometido com a qualidade, contribuindo dentro de minhas possibilidades para configurar o cenário e promover a interlocução e o debate entre os pares da área. Mas, para além do viés pessoal, esse percurso descreve a riqueza, a maturidade e a abrangência que essas questões vêm assumindo a cada ano.

O ano de 2012 está aí e com ele o TOC e a Feira de Bolonha; Conversas ao pé da Página 2012; o Salão da FNLIJ, este ano em abril, coincidindo com o TOC na Argentina e a Feira do livro da Colômbia, onde o Brasil será o país homenageado; o COLE em julho, logo depois da FLIP; a Bienal de São Paulo, o Congresso do IBBY em Londres, seguido das Feiras de Frankfurt, Porto Alegre e Guadalajara. Ufa! E vários outros eventos ainda em gestação, que, com certeza, ampliarão perspectivas e possibilidades.

Enfim, o ano novo promete e precisamos nos preparar para enfrentá-lo! Só tirando férias e descansando. Dia 16/1 estarei de volta. Bom ano para todos!

Em tempo: aproveitando os dias de descanso no final do ano, recomendo dois livros (pelos quais fico muito feliz), publicados pela Pulo do Gato, sob minha consultoria: Como ensinar seus pais a gostarem de livros para crianças, de Alain Serres, e Para que serve um livro?, de Chloé Legeay.

Dolores Prades é editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens. É membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen e curadora da FLUPP. É também coordenadora do projeto Conversas ao Pé da Página - Seminários sobre Leitura, e da área de literatura para crianças e jovens da Revista Eletrônica Emília. Sua coluna pretende discutir temas relacionados à edição e ao mercado da literatura para crianças e jovens, promover a crítica da produção nacional e internacional deste segmento editorial e refletir sobre fundamentos e práticas em torno da leitura e da formação de leitores. Seu LinkedIn pode ser acessado aqui.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Uma visita a qualquer livraria importante, mostra a convivência dos livros ilustrados junto às inúmeras séries juvenis de sucess
Os temas transversais foram incorporados aos parâmetros curriculares nacionais com o intuito de introduzir e garantir a discussão de temas sociais na escola
A importância dos livros sem idade reside precisamente no fato deles ultrapassarem seus destinatários naturais e ampliarem seu escopo de leitores, graças a suas qualidades tanto formais como de conteú
O interesse por este tema tem sido também recorrente entre as solicitações de leitores da Revista Emília
Vários são os fatores responsáveis pelo crescimento do segmento de mercado dedicado a livros para bebês: o reconhecimento da importância da leitura para o futuro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Ser pai, como ser escritor, é um work in progress. Você nunca acaba de aprender e pensa o tempo todo que está errado e errando.
Juan Pablo Villalobos
Escritor mexicano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar