Publicidade
Publicidade
Homenagem a Fátima Barbosa
PublishNews, 06/09/2011
Homenagem a Fátima Barbosa
Dedicado a Glória Carvalho (que segurou todas as pontas, profissionais e pessoais, da Fátima e nos fez conhecer um dos graus mais altos do que se chama amizade), ao Departamento de Revisão do Grupo Editorial Record e a todos que adorariam que Deus voltasse atrás e escrevesse erratas.

Acabo de saber que ela se foi.

Há pouco mais de um ano eu entrava na sala do departamento de revisão que ela comandava e pedia, quase por amor a Deus, para que ela e seus mais antigos funcionários me permitissem fazer uma espécie de documento em vídeo sobre a história da revisão no Brasil. Fiquei chocada: eles todos me disseram que não, que não iam tentar aparecer em cima do trabalho dos autores mortos. Nunca pensei dessa forma, via como uma homenagem aos mortos e aos vivos, que saberiam da história. Mas, se a Fátima disse não, é não.

Seu trabalho e sua história pessoal somados a sua personalidade criaram já em vida uma aura de super-heroína editorial. Difícil dizer quantas pessoas ela ajudou profissional e pessoalmente no mercado editorial carioca... Chegava aos gritos brigando com todo mundo no departamento editorial da Record (editora em que trabalhou por mais de 30 anos), mas, se você se mostrasse disposto a ouvir e aprender com ela, era de uma generosidade rara, muito, muito rara.

Com ela trabalhavam desde profissionais que revisaram autores renomadíssimos, como Carlos Drummond de Andrade, até recém-formados em Letras. Era impaciente e doce com todos em igual medida. Eu tinha e tenho especial adoração pelo seu senso de humor debochado! Eu ria muito quando ela resolvia enumerar trechos de traduções ruins: era sempre um grande momento! Pedimos várias vezes para ela escrever um livro e ela dizia que jamais escreveria porque sabia o trabalho que isso ia dar aos outros. Chegava gritando as barbaridades que tinha lido e soltava pérolas como “pra mim, ‘pano de fundo’ é cueca e ‘via de regra’ é vagina!”.

Fátima será lembrada e amada por muito tempo, não tenho dúvidas, mas há os órfãos dela que precisam ainda do apoio que ela dava. Falo dos revisores e de uma atleta. Os revisores (copidesques, preparadores, revisores de prova etc.) precisam de um líder que grite por eles que seu trabalho não é consertar tradução amadora ou texto que o autor não se deu o trabalho de pesquisar e finalizar. E a atleta é Maria Isabel Barbosa, a sobrinha-filha da “guerreira de Sapé”, que é tão guerreira quanto! Ei, as editoras nunca pensaram em patrocinar atletas? Está aí um bom momento, não acham?

Esta coluna, escrita às pressas, é para ela, que gostava de mimos e gostava de mimar (a Revisão era o lugar das comidinhas gostosas para todos!). Talvez devesse ter sido escrita enquanto ela vivia, saudável, mas eu nunca soube como abordar isso porque qualquer menção ao trabalho da Fátima era também menção ao trabalho da Record e eu tenho por lei jamais citar casas editoriais aqui. Só por ela, hoje, quebro essa minha regra.

* Revisado de forma desumanamente corrida por duas das eternas e orgulhosas “slaves de Fátima” Rebeca Bolite e Letícia Féres. Se passou erro, a culpa é minha, Fátima. ;)

Cindy Leopoldo é graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Em 2015, cursou o Yale Publishing Course e, em 2020, iniciou a especialização em Negócios Digitais, da Unicamp. Trabalha em editoras há uns 15 anos. Na Intrínseca, onde trabalhou por 7 anos, foi criadora e gerente do departamento de edições digitais e editora de livros nacionais. Atualmente, é editora de livros digitais da Globo Livros.

Escreve quinzenalmente, só que não, para o PublishNews. Sua coluna trata de mercado editorial, livros e leituras.

Acesse aqui o LinkedIn da Cindy.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Em novo artigo para o PublishNews, Cindy Leopoldo fala sobre a Comunicação, esse "tipo de milagre que acontece milhares de vezes por dia e não há explicação que baste"
Cindy Leopoldo entrevistou Paola Prestes, diretora do documentário sobre o editor brasileiro Massao Ohno, e conta tudo na sua coluna de hoje
Em sua coluna, Cindy Leopoldo busca respostas para essa questão que perturba muita gente que trabalha com livros digitais não só no Brasil, mas no mundo inteiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
A literatura é o lugar ecumênico por excelência. O lugar de todas as religiões, de todos os ‘ismos’.
Marco Lucchesi
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar