Publicidade
Publicidade
Como agradar o seu freela
PublishNews, 21/07/2011
Como agradar o seu freela

A vida, em geral, é uma via de mão dupla e a relação profissional não é diferente. Há dois meses falei aqui de dicas para o freela fazer o editor gostar dele. Bom, hoje é dia da contrapartida, pois também é importante que as editoras e editores agradem os bons profissionais que trabalham para eles, já que a concorrência é grande. Veja sete dicas para agradar seu freela.

1 – Seja claro e pague em dia. O combinado não é caro, então explique ao freela quando ele vai receber e garanta que a empresa pague no dia combinado. Se houver algum desconto, avise antes.

2 – Não desapareça. Não é legal pedir um trabalho urgente e depois desaparecer, ou então não responder e-mails quando o assunto é o pagamento. A culpa pode até não ser sua e sim do departamento financeiro, mas é sempre bom mostrar que está ao lado do seu freela.

3 – Programação. É claro que coisas urgentes sempre vão surgir e é bom ter aquele freela de confiança que faça para você, mas lembre-se de que isso tem que ser exceção, não regra. O freela vai perceber se só é chamado para apagar incêndios. É sempre bom poder tralhar com prazos bons e não só na correria. A qualidade agradece.

4 – Passar trabalhos interessantes. Tem freela que só é chamado para os trabalhos difíceis, para as bombas. É bom dar uma variada, pois ele pode se cansar.

5 – Pagar um preço justo. Isto varia de profissional para profissional, mas todos sabem o que é razoável e o que não é. Você sempre vai conseguir quem faça por menos, mas já ouviu a expressão “O barato sai caro?”. Pois é, ela é verdadeira.

6 – Ofereça um aumento, seja quando precisa de um trabalho urgente, seja apenas porque gosta muito do trabalho do seu freela. Às vezes, um ou dois reais a mais por lauda em um trabalho ou outro já mostrarão a ele (a) que você gosta do trabalho e o valoriza.

7 – Elogie. Todo mundo gosta de ser elogiado por seu trabalho. Se foi bem feito, não hesite em elogiar seu freela.

As dicas acima são bem genéricas e não servirão para todos, é claro. Mas com elas é possível ter uma ideia boa do que fazer. Algumas pessoas acharão até que são coisas básicas, mas acredite, não é bem isso que vemos por aí.

Ilustração: Jonas Meirelles - http://www.jonasilustracao.blogspot.com/

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Ensinar a ler é sempre ensinar a transpor o imediato. É ensinar a escolher entre sentimentos visíveis e invisíveis. É ensinar a pensar no sentido original da palavra pensar que significa curar ou tratar um ferimento.
Mia Couto
Escritor moçambicano no livro 'E se Obama fosse africano?: e outras intervenções / Ensaios'
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar