Publicidade
Publicidade
Amazon divulga números amazônicos
Publishnews, Carlo Carrenho, 19/05/2011
Carlo Carrenho destaca alguns dos números divulgados pela Amazon sobre a venda de e-books.

A Amazon divulgou hoje um comunicado de imprensa com alguns números bastante impressionantes sobre as vendas de e-books para Kindle. A notícia mais importante, histórica até, é que pela primeira vez o megasite de vendas dos EUA está vendendo mais e-books do que livros físicos na terra do Tio Sam.

Vale aqui um breve relato histórico. A Amazon começou a vender livros em julho de 1995. Apenas 12 anos depois, em novembro de 2007, a empresa lançou a primeira versão do leitor digital Kindle e começou a vender e-books. Em julho do ano passado, as vendas de e-books para Kindle superaram as vendas de livros em capa dura e, seis meses depois, ultrapassaram as vendas de livros em brochura. Desde abril, a venda de e-books para Kindle vem superando a soma das vendas de livros em brocura e em capa dura.

Aqui vão alguns destaques dos números divulgados pela Amazon:

Desde 1º de abril (e não é mentira), a Amazon.com vende 105 e-books para cada 100 livros físicos. Esta estatística inclui as vendas de livros físicos que não têm versão digital e exclui livros gratuitos.
Até agora, em 2011, o grande crescimento das vendas de e-books e livros em papel da Amazon está resultando na maior taxa anual de crescimento da divisão de livros da gigante de Seattle.
Em cinco semanas desde o lançamento do “Kindle with Special Offers” por US$ 114, o produto – que tem um preço inferior por permitir publicidade paga por anunciantes – já é o leitor mais vendido da família Kindle.
Em 2011, até agora, a Amazon já vendeu mais de três vezes a quantidade de e-books vendida em 2010.
A loja norte-americana da Kindle possui mais de 950.000 títulos digitais à venda atualmente.
Dos 111 bestsellers da lista de mais vendidos do The New York Times, 109 estão à venda para leitura no Kindle.
Do catálogo de mais de 950.000 livros, mais de 790.000 custam US$ 9,99 ou menos.
Mais de 175.000 títulos digitais foram adicionados ao catálogo Amazon.com nos últimos 5 meses.
E, agora, segundo nota publicada no Radar on-line, da VEJA, a Amazon está vindo para o Brasil.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Você relê pelo prazer. Mas, obviamente, releio livros que amei, que amo.
Marçal Aquino
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar