Publicidade
Publicidade
A biblioteca e o farol: leituras e navegações
PublishNews, 07/02/2011
Bibliotecas: leituras e navegações

A reinauguração da Biblioteca Mário de Andrade e um visível processo de revalorização – pelo Estado e pela sociedade – das bibliotecas públicas de São Paulo são um acontecimento memorável na vida da nossa cidade. O setor Circulante, aberto no ano passado, com seus variados e confortáveis espaços de leitura, um atraente pátio interno e uma longa interface arquitetônica com a rua, é um destaque à parte.

No livro Esculpindo a cultura na forma Brasil. O Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1938), a historiadora Patricia Tavares Raffaini narra a interessante trajetória deste Departamento e examina o contexto e os conceitos que levaram à implantação da Biblioteca Mário de Andrade, como parte de um pioneiro projeto de cultura oficial em São Paulo. O livro, editado pela Humanitas (FFLCH-USP), é o resultado de sua dissertação em mestrado em história na USP.

O Departamento de Cultura e Recreação foi criado em 1935 com quatro divisões: Expansão Cultural, Bibliotecas, Educação e Recreios (parques infantis) e Documentação Histórica e Social. Serviços e instituições que já existiam foram incorporados, entre eles os parques infantis, o Teatro Municipal, o Arquivo Municipal, o Serviço de Diversões Públicas e a Biblioteca Municipal.

A Biblioteca Pública Municipal fora fundada em 1925 em um prédio alugado na Rua Sete de Abril e teve como primeiro diretor Eurico de Góes, sucedido por Rubens Borba de Moraes em 1935. O projeto do Departamento de Cultura previa uma rede de bibliotecas: a biblioteca central (que começou a ser construída em 1936), voltada para pesquisa sobre a história do País (com a aquisição de uma coleção brasiliana) e não circulante, bibliotecas infantis e bibliotecas populares de bairro (estas circulantes e com obras variadas) e, por fim, uma biblioteca circulante em um carro adaptado (que se tornou uma espécie de imagem cartão-postal do projeto e da utopia de uma cidade leitora e cidadã). Constituir um público leitor era sempre um eixo de preocupação do Departamento e dos seus intelectuais escritores.

A Biblioteca Infantil passou a ser dirigida por Lenira Fracarolli, que já havia montado um serviço na Escola Caetano de Campos. Inaugurada em 1936 no mesmo endereço onde funciona até hoje – com o nome de Biblioteca Monteiro Lobato – atendeu nada menos do que 25.500 crianças em seu primeiro ano. O projeto original já comportava parque infantil, sala de festas e de jogos e projeção de filmes. A Monteiro Lobato permanece como um extraordinário espaço de leitura e de passeio na cidade.

O plano de bibliotecas de 1935 era também construir dez bibliotecas populares, sendo a maior delas na Mooca, principal bairro operário da cidade, e que teria em anexo parque infantil e cinema. Este projeto das bibliotecas populares não vingou, o que evidencia, escreve Patricia, “quais eram as prioridades dadas pelos intelectuais do Departamento de Cultura no momento de concretizar seu projeto”.

O plano do Departamento de Cultura integrava, escreve a autora, um projeto nacionalista de forjar uma identidade paulista e nacional que daria substância a um Estado equiparado aos outros “civilizados”. Mário de Andrade pretendia levar a cultura erudita à população em geral e, ao mesmo tempo, valorizar e levar às camadas médias e altas da sociedade a cultura popular que ele tanto pesquisava e prezava, do interior, rural, caipira, indígena.

Igualmente, o grupo intelectual em torno de Mário pretendia, com o projeto do Departamento, educar para a cidadania e participação na vida pública do País (após a derrota paulista em 1932), o que se daria conjuntamente com a formação de quadros administrativos e educadores nas recém-fundadas Escola Livre de Sociologia e Política e Universidade de São Paulo.

A análise de Patricia Raffaini é ainda mais interessante pela abordagem crítica do projeto do Departamento, cuja trajetória é em geral mitificada. Ela mostra ambiguidades e limites, seja em certo tom antiimigrante, entendendo que a cultura nacional “legítima” era a tradicional do interior, seja também por uma concepção elitista de cultura, que passava ao largo da baixa escolaridade e do analfabetismo da maioria da população. Em 1934, havia 1.137 milhão de crianças em idade escolar, das quais apenas 431 mil frequentavam a escola, ficando de fora mais de 700 mil. Era, em parte, uma concepção de política cultural que não dava conta da metropolização e das questões sociais do seu tempo, acreditando que uma ação cultural centralizadora produziria cidadania. Exemplo destas limitações, além da não prioridade das bibliotecas populares, foi o não desenvolvimento do rádio e do cinema como meios educativos e o desinteresse pela cultura urbana imigrante de São Paulo.

Mas evidentemente era um projeto forte, pioneiro, fundador de muitas práticas culturais oficiais e que deixou como um dos seus ícones a Biblioteca Mário de Andrade. Que lugar a Biblioteca ocupará nas novas configurações sociais e culturais é difícil prever. Ainda mais com as novas modalidades digitais de leitura e de produção e difusão dos textos. De certa forma, ele terá que se reinventar, mas agora tem um ponto de partida sólido e uma inserção urbana privilegiada.

Mas a simples existência da biblioteca naquele lugar, no centro da cidade (cada vez mais atraente e interessante, o que nunca deixou de ser), reformada e revigorada, com uma interface arquitetônica atraente aos pedestres, traz alguma certeza e muita esperança, como um farol cujo pontinho de luz ilumina ao longe, garantindo uma referência de navegação, e gira em várias direções à espera de outros navegadores que necessitem de localização e orientação.

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Na boa literatura, a margem está sempre no centro.
Cristovão Tezza
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar