Publicidade
Publicidade
Microsoft Project 2007 para gestão de departamento editorial
PublishNews, 22/12/2010
O processo editorial enquadrado

Ao longo de 2010 apresentei (quase todas) as tarefas que o departamento editorial gerencia desde o recebimento do arquivo de texto do autor até a transformação dele em um livro-propriamente-dito.

Hoje vou pegar essas tarefas que foram analisadas separadamente e juntá-las em um cronograma para mostrar como elas são pensadas encadeadamente. Para fazer isso vou usar o software do pacote Office da Microsoft chamado MS Project pois ele, além de conter as datas de início e fim das tarefas, nos faz visualizar essas datas em diversos gráficos, sendo o principal o gráfico de Gantt (que é o que apresento abaixo).

O exemplo que estou apresentando é de apenas uma página que terá de passar por todo o processo editorial. Fiz isso para que tivéssemos um gráfico de Gantt curto que desse pra colar aqui, afinal um livro precisaria do espaço de mais ou menos uns 4 meses e não caberia direito na tela. Quer dizer, até poderia caber, mas para isso eu teria que utilizar nossas técnicas para diminuir prazos de produção, como por exemplo paralelizar tarefas e não é essa a intenção neste primeiro momento.

Vejam abaixo que as tarefas que apresentei são normalmente usadas na produção de um livro, mas as datas que coloquei são absolutamente irreais e já contam com atrasos (apesar de isso não ser indicado por gerentes de projetos, que preferem criar uma tarefa à parte apenas para inserir dias a mais para serem gastos em possíveis atrasos). Outra coisa importante é que considerei que cada tarefa é predecessora da seguinte e isso não é necessariamente verdade porque não apenas podemos paralelizar como também definir que uma tarefa vai começar dois dias após o início de outra. Por exemplo, a diagramação poderia começar 2 dias depois do início da resolução de dúvidas de copi se a produção do livro estiver atrasada (coisa que é muito comum aos projetos em geral).

Depois que inserimos os dados básicos, o programa monta automaticamente diversos gráficos e tabelas para facilitar a visualização do andamento diário do projeto, sempre o comparando com o planejado. Podemos então ver o gráfico de Gantt abaixo que apresenta o andamento das tarefas no calendário (você pode e deve inserir feriados e explicitar quantas horas por dia os recursos humanos terão diariamente para este projeto.

Quanto mais dados você inserir, melhor será seu gráfico e quanto mais projetos simultâneos você colocar, melhor será para visualizar quais recursos terão que fazer hora-extra no futuro ou ficarão sem trabalho. Por exemplo:

Essa parte de sub ou superalocação de recursos é a que precisa da conferência mais rígida porque o programa vai calcular que, se você colocar um dia para uma tarefa, isso significa que o fornecedor trabalhará 8 horas ininterruptas. Então aconselha-se que essa tabela seja alterada manualmente depois de criada pelo Project.

Sinceramente, nem sempre é necessário ter um programa desse calibre para gerenciar a produção de livros, afinal se compararmos essa quantidade de linhas de tarefas com a da construção de uma plataforma de petróleo, por exemplo, a plataforma poderá ter até umas 5 mil linhas a mais (é sério e pode ser até mais), mas dependendo da quantidade de livros produzidos simultaneamente ou com entregas parciais podemos chegar a bem mais de 100 projetos com pelo menos 15 linhas cada um (reparem que não coloquei o processo de capa) e dependendo do número de “gerentes de projetos” envolvidos esse pode se tornar um dos tipos de projetos mais complicados.

Em 2011 aprofundamos mais a “gerência de projetos do editorial” e estudamos o sistema de gerenciamento ágil Scrum.

Feliz Natal e ano novo para todos nós!

Cindy Leopoldo é graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Em 2015, cursou o Yale Publishing Course e, em 2020, iniciou a especialização em Negócios Digitais, da Unicamp. Trabalha em editoras há uns 15 anos. Na Intrínseca, onde trabalhou por 7 anos, foi criadora e gerente do departamento de edições digitais e editora de livros nacionais. Atualmente, é editora de livros digitais da Globo Livros.

Escreve quinzenalmente, só que não, para o PublishNews. Sua coluna trata de mercado editorial, livros e leituras.

Acesse aqui o LinkedIn da Cindy.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Em novo artigo para o PublishNews, Cindy Leopoldo fala sobre a Comunicação, esse "tipo de milagre que acontece milhares de vezes por dia e não há explicação que baste"
Cindy Leopoldo entrevistou Paola Prestes, diretora do documentário sobre o editor brasileiro Massao Ohno, e conta tudo na sua coluna de hoje
Em sua coluna, Cindy Leopoldo busca respostas para essa questão que perturba muita gente que trabalha com livros digitais não só no Brasil, mas no mundo inteiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Os livros devem seguir a ciência, e não a ciência os livros.
Francis Bacon
Filósofo inglês
(1561-1626)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar