Publicidade
Publicidade
O Ipad é tão bom que perde para o Kindle
PublishNews, Carlo Carrenho, 25/10/2010
Carlo Carrenho fala sobre a diferença dos gadgets no momento da leitura.

Eu tenho atualmente um iPad, um iPhone, um Cooler (cortesia da Gato Sabido), um Sony Reader e dois Kindles (2ª e 3ª gerações). O melhor gadget? O iPad, sem sombra de dúvida. O melhor e-reader? O Kindle (3ª geração) sem sombra de dúvida. Contraditório? Não, e explico. O iPad não é um e-reader, é um tablet multifuncional que vai concorrer com os laptops. Faz quase tudo aquilo que um computador faz, muitas vezes melhor e com mais rapidez. Já o Kindle é um e-reader, e nada mais. Mas não é melhor carregar apenas um apetrecho, que já faça tudo, ao invés de vários gadgets “especialistas”? Talvez em longas viagens, sim, mas só neste caso.

Por ser um “especialista”, a leitura no Kindle é mais agradável devido à tecnologia de e-Ink (pode-se ler ao sol) e ele é

muito menor e mais leve que o iPad. Mas não é isto o que realmente faz a diferença. Até porque alguém já disse que “em dias de sol, eu prefiro fazer outras coisas que ler”. A grande questão é que ler um livro exige um mínimo de tranquilidade.



Toda leitura de livro é um certo retiro emocional e espiritual, é um momento de reflexão e de relaxamento. E o iPad é tão bom, tão ágil, tão divertido que se torna impossível alcançar a paz de espírito necessária para a boa leitura. Quando estou com meu iPad, não consigo ficar 10 minutos sem checar e-mail, ver o Twitter ou navegar na Internet. É fascinante e viciante. A melhor descrição deste “problema” do iPad foi feita por Peter Bregman em um post no blog da Harvard Business Review:Why I returned my iPad..

Portanto, para ler com calma e viajar no prazer da leitura nada é melhor que o Kindle, que aliás é hoje o e-reader mais barato do mercado brasileiro (R$ 550) ainda que importado regularmente diretamente da Amazon. Para todo o resto, o iPad é imbatível.


Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: e-reader, Kindle
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Quanto mais trabalho com instrumentos sofisticados, mais valorizo as coisas simples. O livro é simples mas é uma coisa fantástica.
Amyr Klink
Navegador e escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar