Abrindo a porta da Agência
PublishNews, 15/06/2010
Marisa Moura conta como é o dia a dia em uma agência literária

Mais um dia de agente, é muito comum abrir a porta do escritório, um pouco antes das nove horas, e logo ouvir o telefone. Do outro lado, pode ser alguém querendo mais informações de projetos, a conversa segue para proposta de valores e termina com os principais pontos do contrato já definidos.

Os computadores ligados começam a denunciar que temos de atender alguém no skype. O twitter pisca informações. Mas, antes, verificamos nosso e-mail para fechar as prioridades do dia. Não temos como escapar dos seguintes passos: contratos, pagamentos, novas obras e os imprevistos.

Nem sempre os negócios acontecem como se fossem “passes de mágica”, ora porque a obra foi encomendada, ora porque se necessita de mais tempo para decidir. Enfim, propiciar parcerias demanda tempo, paciência e persistência.

No site da empresa, gota a gota vamos divulgando as novidades dos clientes. Normalmente, agendamos as entradas, mesmo assim, surpresas rompem nosso tempo para publicar o novo post.

Muitas vezes, estamos lendo novo texto de um cliente, ou sondando mais autores. Tão envolventes livros e projetos que vamos encaixando as ações de rotina entre as páginas em leitura.

Difícil escapar de novos contatos, que por telefone pedem inúmeras explicações. Ainda, no Brasil, precisa-se explicar os serviços do agente literário, e com calma ficamos falando de nossos movimentos entre autor e editor.

Chegamos ao horário de almoçar com alguém para trocar experiências. Saber de tendências, de novas linhas editoriais, de eventos importantes, na volta outra entrada no twitter, conferindo os fatos em 140 caracteres.

No meio da tarde reunião no escritório com alguém do mercado, revisamos o material sobre o que será conversado. Não é improvável que apareça uma visita surpresa, alterando o rumo normal do encontro.

Nem todos os dias seguem mais ou menos esse padrão. Gostamos de estar em lançamentos, palestras, feiras de livros, festas literárias etc. O que acelera o ritmo de realizar nossas tarefas.

São nesses eventos que também acontecem o networking - a parte mais gostosa na rotina diária da agência, para atender as necessidades dos clientes ou carreira do autor. Para considerar o timming certo é importante analisar as publicações já lançadas pelo mesmo autor dentre outras questões inerentes à imagem do mesmo.

A essa altura fechamos o escritório, sincronizando o celular com o taxi, que vai nos levar a dois lançamentos, um na Avenida Paulista e outro na Vila Madalena. O desejo nesse momento é chegar em casa para descansar lendo romances.

(A pedido de Andrea del Fuego)

[14/06/2010 21:00:00]