Publicidade
Publicidade
Produção editorial
PublishNews, 11/05/2010
Em sua primeira coluna para o PublishNews, Cindy Leopoldo conta sobre o que não se sabe sobre o trabalho dentro de um departamento editorial

Na quinta-feira passada aconteceu de novo:

— Onde você trabalha?

— Em uma editora de livros.

— Legal! Faz o que lá? É designer?

— Não. Cuido mais da parte de texto.

— Ah, traduz?

— Não. Eu mando pra tradução.

— Ah, você escolhe o livro e manda pra tradução.

— Não, eu não escolho. Eu sigo um cronograma. Quem escolhe quando lançar os títulos são outras pessoas.

— Ah, então você só manda pra tradução... Entendi.

— Não, eu faço um milhão de outras coisas!

— E o que tem mais pra fazer?

— Todo o livro! Peraí, deixa eu explicar do início...

Quando tenho esse tipo de conversa, sempre penso que é impressionante como minha profissão e, principalmente, meu cotidiano de trabalho são ignorados... Acredito que isso aconteça com muita gente de muitas profissões, mas me assusta o fato de o livro estar em (quase) todo lugar, ser um objeto venerado por muita gente – inclusive por muitas das melhores cabeças da Terra –, e muitas vezes nem mesmo os próprios autores imaginam como se dá a produção de um título.

Assim, pensei esta coluna como uma tentativa de apresentar a produção editorial não apenas às pessoas de outras áreas, mas, necessariamente, também àqueles que trabalham com livros e não encontram um espaço para trocar ideias com outros profissionais do setor sobre as melhores práticas que poderiam nos ajudar a estabelecer padrões (ou benchmarks) a serem (primeiramente) perseguidos e (depois) superados.

Inicialmente, seria útil fazer um levantamento, ainda que incompleto, de como as editoras se subdividem em departamentos, com uma comparação entre os cargos e as funções que existem no mercado, até chegarmos em um nível mais específico da discussão, que seria uma reavaliação de prazos, escopos e níveis de qualidade exigidos em cada etapa da produção de livros (tradução, copidesque, editoração, revisão tipográfica etc.), de forma que possamos repensar (e desautomatizar) nossa maneira de trabalhar no dia a dia, melhorando a qualidade dos livros, ao mesmo tempo que tornamos mais dinâmica nossa relação com o trabalho.

Até a próxima!

Cindy Leopoldo é graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Em 2015, cursou o Yale Publishing Course e, em 2020, iniciou a especialização em Negócios Digitais, da Unicamp. Trabalha em editoras há uns 15 anos. Na Intrínseca, onde trabalhou por 7 anos, foi criadora e gerente do departamento de edições digitais e editora de livros nacionais. Atualmente, é editora de livros digitais da Globo Livros.

Escreve quinzenalmente, só que não, para o PublishNews. Sua coluna trata de mercado editorial, livros e leituras.

Acesse aqui o LinkedIn da Cindy.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Em novo artigo para o PublishNews, Cindy Leopoldo fala sobre a Comunicação, esse "tipo de milagre que acontece milhares de vezes por dia e não há explicação que baste"
Cindy Leopoldo entrevistou Paola Prestes, diretora do documentário sobre o editor brasileiro Massao Ohno, e conta tudo na sua coluna de hoje
Em sua coluna, Cindy Leopoldo busca respostas para essa questão que perturba muita gente que trabalha com livros digitais não só no Brasil, mas no mundo inteiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Fui escrevendo, publicando e, quando me dei conta, tinha leitores. Aí vi que já tinha virado escritora.
Ana Maria Machado
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar