Perguntas na mesa
PublishNews, 23/03/2010
Na coluna desta semana, Marisa Moura responde a Como ser representado por um agente literário?, entre outras questões

Vamos pôr as perguntas na mesa. Como ser representado por um agente literário? Contrata-se um agente literário? Ou sou procurado pelo agente? Se essas interrogações continuarem, o texto dessa semana vira questionário...

Acreditem, agentes sempre querem autores (inéditos ou consagrados), novos projetos, editoras para representar. Sim, sempre. Na verdade, as questões de fato procuram responder por que temos poucas agências brasileiras, como autores e editoras se relacionam com elas e os diferencias atribuídos aos agentes estrangeiros.

Hoje, a maneira mais comum de se buscar um agente literário é por meio da internet, o grande índice que fornece todos os contatos. Aqui vai a dica do site Ofício Editorial (http://blog.oficioeditorial.com.br/agente-literario/). Mas não despreze o boca a boca, que no Brasil é a melhor rede social, principalmente, na área de cultura.

Em geral, é até muito simples conseguir agente literário, basta que o autor “escreva bem e sempre”, ou que o editor tenha obras de interesse internacional, e pronto, terão uma agência interessada.

Mas... O que é um bom texto? O que é um bom projeto? O que são obras de interesse internacional? As perguntas são várias, a resposta é uma só: saber o quê, como e para quem se escreve e se edita, além de inteirar-se do momento histórico sociocultural.

[22/03/2010 21:00:00]