São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Roberto Setubal define comitê executivo do Itaú-Unibanco

Menos de dois meses depois da fusão, o Itaú-Unibanco concluiu o processo de formação do time que irá tocar o novo banco. O comunicado foi feito na sexta passada pelo presidente do comitê executivo do novo banco, Roberto Setubal.
Dos 11 membros que irão compor o comitê executivo do novo banco, oito pertencem aos quadros do Itaú e três do Unibanco. Os três vice-presidentes do Unibanco que irão fazer parte do novo comitê são os seguintes: Marcos Lisboa (risco operacional), Zeca Rudge (seguros) e Marcio Schettini (cartões e financeiras).
Os oito do Itaú, que pertenciam ao comitê executivo são os seguintes: Alfredo Setubal (mercado de capitais), Antonio Matias (marketing), Antonio Carlos Oliveira (jurídico e tecnologia), Geraldo Carbone (agências), Marco Bonomi (veículos e crédito imobiliário), Ricardo Villela Marino (pessoas e unidades externas), Ruy Moraes de Abreu (empresas) e Sérgio Werlang (risco e finanças).
Deixaram de fazer parte do comitê executivo dois do Itaú e cinco do Unibanco. Os ex-membros do comitê do Itaú que passarão a ter outras funções são José Francisco Canepa e Rodolfo Henrique Fischer.
Já os cinco do Unibanco são os seguintes: Claudia Politanski, Daniel Gleizer, Demosthenes Madureira, Eleazar de Carvalho e Geraldo Tavaglia.
Desses, Eleazar de Carvalho sai do novo banco para reassumir seus projetos pessoais e Tavaglia deverá se aposentar em breve. Os outros vão ser aproveitados em outras funções. Gleizer vai para o Itaú BBA, que é presidido por Candido Bracher, e Demosthenes vai ficar ligado a Alfredo Setubal.
No final de novembro, também foi definido o novo conselho de administração do novo banco, que é presidido por Pedro Moreira Salles. Foram nomeados os seguintes conselheiros: Roberto Setubal, Alfredo Setubal, Ricardo Villela Marino, Alfredo Villela Filho, Guillermo Cortina (do Bank of America) e Candido Bracher.
Também fazem parte do conselho seis membros independentes: Henri Penchas, Gustavo Loyola, Alcides Tápias, Israel Vainboin, Francisco Pinto e Pedro Bodin.
O novo cargo do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, que presidia o conselho de administração do Unibanco e ficou de fora na nova estrutura, ainda não foi definido. Há pouco tempo circulavam rumores de que ele se aposentaria, mas a informação não foi confirmada. Há especulações de que poderá ser criado um cargo para ele.

SINAL VERMELHO

Com o aumento do desemprego nos Estados Unidos por conta da crise, o número de solicitações de motoristas pedindo licença para dirigir táxis em Nova York registrou recorde de 45.805, segundo o "Daily News". Vista como uma saída para os desempregados, a profissão de taxista costuma ser procurada em momentos de crise. Mas na crise atual, a busca atingiu seu pico, com alta de 19% ante o mesmo período de 2007. Desta vez, no entanto, os famosos "yellow cabs" não serão suficientes para tantos pedidos. "Estou mandando as pessoas voltarem depois", afirma Syed Zahoori, que comanda uma garagem de taxis na cidade.

AQUI NÃO
A Arsenal Investimentos enviou ontem a seus clientes um boletim informando que não tem exposição a nenhum dos fundos ou produtos que investiam ou tinham relação com a Madoff Securities. Segundo o relatório, em 2003 a Arsenal chegou a iniciar um processo de "due diligence" em um dos fundos que investiam com a Madoff Securities. O processo, que contou com a visita de dois sócios sêniores da Arsenal a Bernard Madoff em Nova York, resultou na não aprovação do fundo. "Os retornos e a volatilidade do fundo, embora excepcionais, não se mostraram condizentes", diz o boletim.

CADEIRAS
Jeferson Munhoz, novo diretor-comercial para o Brasil do Club Med, assume a função no escritório da empresa na capital paulista, com a meta de aumentar em 25% o faturamento do Club Med em São Paulo.

DEBATE
A FGV e a Ordem dos Economistas do Brasil promovem o Laporde (Latin America Advanced Programe on Rethinking Macro and Development Economics), de 12 a 16 de janeiro, em SP. Pela primeira vez no Brasil, o evento oficial da Universidade de Cambridge terá presença de Jomo Kwame Sundaram, secretário-assistente para o Desenvolvimento Econômico do Departamento de Economia e Relações Sociais das Nações Unidas.

LEITURA
A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo vai repassar ao governo do Estado R$ 36 milhões em dividendos que deverão ser aplicados em programas governamentais. O volume é recorde. A Imprensa Oficial deve obter mais de R$ 55 milhões de lucro líquido gerados pelas operações em setores como gráfica, Diário Oficial, certificação digital, vendas de livros e outros.

Eventos corporativos terão queda no próximo ano

O número de eventos realizados em São Paulo teve alta neste ano. Mas para 2009, o cenário é incerto. Para Orlando de Souza, presidente do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), os eventos corporativos, que já começaram a dar sinais com alguns cancelamentos neste ano, terão queda. "Algumas empresas como Sadia e Votorantim cancelaram alguns eventos, mas os de medicina ou entretenimento permanecerão. Na crise, as empresas ficaram mais cautelosas e estudam cortes de custos."
Em 2008, foram realizados 1.214 eventos em São Paulo, segundo o SPCVB, atraindo 12 milhões de visitantes à capital paulista. Em 2007, foram 838.

CONTINENTE
Apex-Brasil fechou parceria com a EuBrasil, associação sem fins lucrativos sediada em Bruxelas, com objetivo de promover as relações econômicas, institucionais e culturais entre Europa e Brasil. O acordo visa aumentar a ação da Apex para monitorar questões comunitárias e beneficiar o exportador.

VENDAS
A remuneração do departamento de vendas do setor de bebidas e alimentos no interior de São Paulo e no Sul do país é similar à da capital paulista, segundo pesquisa da consultoria Hay Group sobre a força de vendas para o segmento de consumo. A competitividade foi vista em todas as linhas de remuneração, desde salário base até total em dinheiro, muito próximas à Grande São Paulo, com diferença abaixo de 2%. O estudo foi feito com 26 empresas com atuação no Brasil, principalmente do segmento de alimentos e bebidas, como Ambev e Nestlé. Nas demais regiões pesquisadas existe uma diferença grande em relação à Grande São Paulo. Na região Norte a variação é 18% abaixo.

NA BAGAGEM
O Banco Real e as Nações Unidas devem começar o próximo ano com parceria na área de turismo sustentável. Executivos das duas instituições têm se reunido. Júlio Bin, superintendente do grupo Santander Brasil, esteve recentemente em Genebra para dar palestra sobre o tema.

SAQUE
Depois de finalizadas as 16 etapas do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2008, a última realizada em João Pessoa, foram emitidas 1.803,25 toneladas de gás carbônico durante todo o torneio. Sob a orientação da ONG Iniciativa Verde, que desenvolveu uma calculadora verde, a Aliança do Brasil, empresa do Banco do Brasil, planeja promover, em janeiro, o plantio de 11,3 mil mudas em área de preservação permanente localizada no município de São Francisco Xavier (SP). Serão deslocadas para a área mais de 80 tipos de espécies nativas da Mata Atlântica.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Indústria puxa queda do emprego formal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.