São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Gregos escreveram livro de anedotas há 1.600 anos

DA REUTERS

"Eu vou te dizer o que há de errado com ele. Ele está morto." Para quem acha que os antigos gregos pensaram em tudo primeiro, a prova foi encontrada em um livro do século 4º que traz um ancestral de um famoso quadro do grupo humorístico britânico Monty Python no qual um cliente devolve um papagaio para a loja, reclamando de que ele está morto.
O trabalho de 1600 anos, intitulado "Filogelos", um dos livros de piadas mais antigos do mundo, traz uma anedota na qual um homem reclama que um escravo que ele acabara de comprar estava morto. "Pelos deuses", replica o vendedor. "Quando estava comigo ele nunca fez uma coisa dessas!"
O livro eletrônico, cuja edição inglesa foi lançada nesta semana, traz 256 piadas sugerindo que sexo, idiotas, mulheres rabugentas e flatulências provocam riso há séculos. O manuscrito é atribuído à dupla de comediantes Hiérocles e Filagrius.
Algumas piadas podem desconcertar a audiência moderna, como uma série sobre a alface -o que só faz sentido à luz da antiga crença de que a planta tinha propriedades afrodisíacas.


Texto Anterior: Sonda indiana pousa no pólo Sul da Lua
Próximo Texto: Fisiologia: Bactérias bucais melhoram paladar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.