BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
 
Atualizado às: 19 de setembro, 2008 - 08h32 GMT (05h32 Brasília)
 
Envie por e-mail   Versão para impressão
Fotobiografia celebra carreira de Ingmar Bergman; veja
 

 
 
©1953 AB Svensk Filmindustri. Foto: : Louis Huch
O diretor durante as filmagens de 'Monika e o Desejo'
Uma fotobiografia do diretor sueco Ingmar Bergman, considerado um dos mais importantes nomes do cinema, será lançada neste final de semana em quatro capitais européias e nos Estados Unidos.

The Ingmar Bergman Archives (Os Arquivos Ingmar Bergman, em tradução livre) traz 1100 fotografias e é o maior livro já produzido sobre Bergman, falecido na Suécia no ano passado aos 89 anos de idade.

A fotobiografia foi editada por um dos mais celebrados fotógrafos suecos, Bengt Wanselius, e pelo jornalista britânico Paul Duncan, autor de livros sobre outros ícones do cinema, como François Truffaut e Grace Kelly. Waselius trabalhou durante 20 anos ao lado de Bergman, que o considerava o maior fotógrafo de teatro do mundo.

O livro retrata imagens da vida e da obra de Ingmar Bergman, autor de clássicos do cinema como Morangos Silvestres (1957), O Sétimo Selo (1957) e Gritos e Sussurros (1972).

Textos

Além de fotografias de todos os filmes realizados pelo diretor, o livro traz centenas de imagens - muitas delas inéditas - feitas por diversos fotógrafos em diferentes sets de filmagem, palcos de teatro e durante momentos da vida privada de Bergman.

A fotobiografia inclui ainda um DVD especialmente produzido para o livro, contendo vários filmes gravados nos sets de filmagem do diretor.

Paralelamente ao lançamento do livro, uma exposição com algumas das imagens presentes na fotobiografia será inaugurada no Museu Nobel de Estocolmo.

Os textos contidos em Os Arquivos Ingmar Bergman ("Regi Bergman", no título em sueco) reproduzem palavras do próprio Bergman, em citações extraídas de diários, cartas, ensaios e livros do diretor.

Além disso, o livro traz ainda textos escritos por amigos e colaboradores de Bergman, como o ator Erland Josephson, de Cenas de um Casamento, e Birgitta Steene, autora de Ingmar Bergman: a Reference Guide (Ingmar Bergman: um Guia de Referência, em tradução livre).

Trajetória

A carreira de mais de seis décadas de Ingmar Bergman produziu uma extensa obra que influenciou várias gerações. Da estréia como diretor em Crise (1946) até Fanny e Alexander (1982), Bergman dirigiu mais de 50 filmes e mais de 170 peças de teatro, além de assinar diversos livros e produções para a TV.

Os temas existencialistas marcaram a cinematografia do diretor, que inclui os célebres Persona (1966), Cenas de um Casamento (1973), A Flauta Mágica (1975) e O Ovo da Serpente (1978).

Seu último longa foi Saraband (2003), em que Erland Josephson e Liv Ullman voltam a encarnar seus personagens de Cenas de um Casamento.

Indicado ao Oscar nove vezes, ele ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro três vezes, além de ter conquistado sete prêmios no Festival de Cannes e dois no Festival de Berlim.

Bergman no set de 'Quando as Mulheres Esperam' © 1952 Sjöbergs bilder. Foto: KG Kristoffersson
Bergman em ação no set de filmagem

Filho de um severo pastor protestante que o espancava e o trancava em quartos escuros, Ingmar Bergman nasceu em 14 de julho de 1918 na cidade de Uppsala, ao norte de Estocolmo.

Bergman formou-se pela Universidade de Estocolmo e iniciou sua carreira no teatro. Casado cinco vezes, teve nove filhos - entre eles Linn Ullmann, sua filha com a atriz norueguesa Liv Ullmann.

Sua morte, em 30 de julho de 2007, em sua casa na ilha sueca de Faro, foi lamentada por críticos do cinema como o fim de uma era.

O livro Os Arquivos Ingmar Bergman, que resgata a trajetória do diretor, é um projeto conjunto da editora sueca Max Ström Förlag e da alemã-americana Taschen. Além da Suécia, a fotobiografia está sendo lançada simultaneamente na Alemanha, Franca, Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

 
 
Bergman no set de 'Quando as Mulheres Esperam' © 1952 Sjöbergs bilder. Foto: KG Kristoffersson Cinema
Livro celebra carreira de Ingmar Bergman
 
 
Sydney Pollack Cinema
Morre o diretor, ator e produtor americano Sydney Pollack.
 
 
Cartaz do Festival de Cinema Brasileiro em Paris Cinema
Festival de cinema brasileiro em Paris completa 10 anos.
 
 
Anthony Minghella Luto no cinema
Morre Anthony Minghella, diretor de 'O Paciente Inglês'.
 
 
oscar Oscar 2008
Academia festejou 80 anos.
Veja
 
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
Envie por e-mail   Versão para impressão
 
Tempo | Sobre a BBC | Expediente | Newsletter
 
BBC Copyright Logo ^^ Início da página
 
  Primeira Página | Ciência & Saúde | Cultura & Entretenimento | Vídeo & Áudio | Fotos | Especial | Interatividade | Aprenda inglês
 
  BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
 
  Ajuda | Fale com a gente | Notícias em 32 línguas | Privacidade