Publicidade
Publicidade

Julio Silveira é editor, formado em Administração, com extensão em Economia da Cultura. Foi cofundador da Casa da Palavra em 1996, gerente editorial da Agir/Nova Fronteira e publisher da Thomas Nelson. Desde julho de 2011, vem se dedicando à Ímã Editorial, explorando novos modelos de publicação propiciados pelo digital. Tem textos publicados em, entre outros, 10 livros que abalaram meu mundo e Paixão pelos livros (Casa da Palavra), O futuro do livro (Olhares, 2007) e LivroLivre (Ímã). Coordena o fórum Autor 2.0, onde escritores e editores investigam as oportunidades e os riscos da publicação pós-digital. Sua coluna aborda o impacto das novas tecnologias na indústria editorial e as novas formas de relacionamento entre seus componentes — autores, agentes, editores, livrarias e leitores.

PublishNews, Julio Silveira, 05/10/2016
Em sua coluna, Julio Silveira fala do caso Cosac e conclui: 'se não mudarmos, bibliocídios como a da Cosac vão se repetir, e se intensificar. E os livros no Brasil continuarão não valendo nada.
PublishNews, Julio Silveira, 29/06/2016
Para responder a essas perguntas, Júlio Silveira levanta duas hipóteses que podem ser conferidas na sua coluna do PublishNews
PublishNews, Julio Silveira, 02/10/2015
Ou "Isso é vida real? Isso é só fantasia? Apanhado na avalanche digital, haverá escape para a realidade econômica nos livros e músicas digitais?"
PublishNews, 12/08/2014
A Amazon deixou um “pedido importante” na caixa de e-mail de seus milhões de clientes,. O manifesto rogava a seus usuários que escrevessem desaforos ao megagrupo editorial Hachette
PublishNews, 15/05/2014
Em entrevista ao Jornal argentino La Nación, o agente literário Andrew Wylie alertou: ler no Kindle dá câncer.
PublishNews, 19/12/2013
O livro, o lucro e os elétrons
PublishNews, 26/09/2013
O autor usado pela internet usada pelo autor
PublishNews, 15/08/2013
A livraria acabou. Viva a livraria.
PublishNews, 11/07/2013
O poder do digital transforma leitores — e a política
PublishNews, 23/05/2013
As startups editoriais e os dentes de leão
PublishNews, Julio Silveira, 26/08/2016
O livro vai mal, e vai ficar igual se a gente não pensar diferente
PublishNews, Julio Silveira, 25/05/2016
Artigo publicado em 40 vozes do Rio: avaliações e propostas culturais para uma cidade única, organizado por Carla Branco e Carlos Messeder Pereira
PublishNews, Julio Silveira, 27/08/2015
Julio Silveira: " pela quantidade de 'likes' e interações, sei que as editoras têm que fazer parte da conversa com Booktubers"
PublishNews, 18/06/2014
Na última virada de século um grupo heterodoxo de editores se reuniu no Rio de Janeiro. Naquela noite não ficamos nas lamúrias: das conversas surgiu a Liga Brasileira de Editores, a LIBRE
PublishNews, 27/03/2014
O digital já permitiu que a música e o audiovisual passassem da fase sólida para a gasosa
PublishNews, 21/11/2013
Seguindo os outros produtos culturais, o livro muda de estado
PublishNews, 05/09/2013
Ser autor em tempos de rede
PublishNews, 08/08/2013
Mídia Ninja, Editoras Kamikaze
PublishNews, 20/06/2013
O homem em rede nunca se prende
PublishNews, 03/05/2013
Escritores e músicos na fronteira digital
PublishNews, Julio Silveira, 18/07/2016
Julio Silveira usa a história da editora da qual foi sócio para refletir sobre a evolução do mercado editorial brasileiro nos últimos 20 anos
PublishNews, Julio Silveira, 08/12/2015
Julio Silveira: 'Acho que o que faz de nós editores é a certeza de seguir, por cima da lógica financeira, por cima da penúria cultural vigente'
PublishNews, Júlio Silveira, 10/07/2015
Júlio Silveira analisa a Lei do Preço Fixo, em tramitação no Congresso Nacional
PublishNews, 29/05/2014
Um livro que o presidente da Amazon não quer ver nem de perto: "The everything store: Jeff Bezos and the age of Amazon", de Brad Stone
PublishNews, 14/02/2014
Já é hora de deixar o futuro chegar
PublishNews, 17/10/2013
Novos caminhos para a publicação com o digital, e para onde eles levam
PublishNews, 29/08/2013
A geração digital: plug in, log in, drop out
PublishNews, 25/07/2013
Conseguirão os “dementes digitais” ler nossos livros?
PublishNews, 07/06/2013
Quando a informação é crime
PublishNews, 18/04/2013
A Amazon é ré, e o mercado não anda pra frente
Isso é tudo o que um escritor deve fazer: ser verdadeiro em relação às suas próprias impressões.
V.S. Naipaul
Escritor trinitário-britânico
Publicidade
1 2  

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar