Publicidade
Publicidade
Pub-Livro

Apoio:

Patrocínio:


CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO GRATUITA!

O PublishNews aplica mais uma vez seu já reconhecido conceito de programação profissional, desta vez em plena Feira do Livro de Porto Alegre. Na mesma linha da programação de sucesso da Casa PublishNews em Paraty e do Interlivro na Bienal, o maior informativo do mercado lança agora a primeira edição de seu Encontro PublishNews de Profissionais do Livro, ou Pub-Livro | Edição Porto Alegre. O evento foi criado para reunir os melhores especialistas da indústria editorial local e discutir as tendências e desafios do mercado de livros com o público profissional e de estudantes.

A curadoria foi baseou-se nos temas mais atuais e relevantes do mundo editorial, a fim de abordar diferentes pontos de vista e oferecer uma visão ampla da indústria de livros. A programação incluirá temas como: edição de livros técnicos, livro digital, o futuro das livrarias, livros pocket, o desafio dos pequenos editores, inovação na distribuição de livros a formação acadêmica de editores e escritores.

Com o tema "O passado, o presente e o futuro do livro e de sua indústria", a primeira edição do Pub-Livro acontecerá na Feira de Porto Alegre, no dia 14 de novembro de 2017, das 10h às 17h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. A entrada é franca e todos estão convidados para participar, basta realizar uma pré-inscrição, pois as vagas são limitadas.


PROGRAMAÇÃO

10h00 – Abertura

10h10 – Palestra de Abertura: Os desafios do livro em 2018

Com Carlo Carrenho (PublishNews).

Em sua fala de abertura, o fundador do PublishNews vai mostrar o que o mercado editorial deve esperar em 2018 e quais as ações e estratégias que poderão ser adotadas. Tendências, cases e soluções serão abordados neste panorama do mercado do livro.

10h30 – Livros digitais: fracasso ou oportunidade?

Com Marcelo Gioia (Bookwire), Rafael Trombetta (LiquidBook) e Mônica Timm (Elefante Letrado). Mediação de Carlo Carrenho.

O contexto atual dos livros digitais no Brasil será o grande tema desta mesa. Os números do Censo Digital da FIPE serão abordados. As oportunidades digitais para o mercado editorial serão discutidas. Afinal, o copo está meio cheio ou meio vazio? E quais os caminhos digitais para o mercado brasileiro?

11h30 – Vinte anos colocados no bolso: a história de sucesso da L&PM

Com Paulo Lima (L&PM). Mediação de Leonardo Neto.

A coleção da tradicional editora gaúcha completa 20 anos em 2018. Neste bate-papo informal com Paulo Lima, esta história de sucesso será resgatada, assim como a própria história desta casa editorial e de sua parceria com Ivan Pinheiro Machado. A ideia é termos uma conversa recheada de histórias e de história do mercado editorial gaúcho.

12h00 – O futuro que já chegou: os novos modelos de venda de livros

Com Volnei Canônica (Clube de Leitura Quindim), Gustavo Lembert (TAG Livros), Fernanda Scherer (Editora Piu), Anselmo Bortolin (Meta) e Eduardo Oliveira (F1 Soluções). Mediação de Leonardo Neto.

Sistemas de assinatura, clubes de leitura, market place, crowd funding. Estes e outros modelos de comercialização de livros serão abordados nesta mesa, onde profissionais que estão à frente de tais iniciativas terão a chance de contar seus sucessos e fracassos. O objetivo é apontar caminhos para o comércio de livros do futuro.

12h45 – Almoço

14h00 – O mercado na sala de aula: como a universidade pode formar editores e escritores?

Com Marília Barcellos (UFSM), Altair Martins (PUCRS), Cássio Aguiar (ex-aluno da UFSM)e Carol Jacoby (aluna do PUCRS). Mediação de Carlo Carrenho.

Neste mesa, professores e alunos dos cursos de Produção Editoria da UFSM e do curso de graduação de Escrita Criativa da PUCRS apresentarão seus cursos, mostrarão o que tem feito na sala de aula e debaterão como a educação acadêmica e formal pode capacitar editores e livreiros.

14h45 – Editores em debate: a edição independente no Rio Grande do Sul

Com Gustavo Guertler (Belas Letras), Flávio Ilha (Diadorim), Tito Montenegro (Arquipélago) e Rodrigo Rosp (Dublinense). Mediação de Alexandre Lucchese (Zero Hora).

Nesta mesa, os editores independentes presentes debaterão os desafios do trabalho editorial independente no Brasil e, particularmente, no Rio Grande do Sul. O foco será justamente sobre o desafio de se levar um trabalho local para o resto do país. O que tem funcionado? O que não costuma dar certo? A ideia é trazer uma abordagem bastante prática.

15h45 – Livrarias em debate: o desafio de ser livreiro no Sul do Brasil

Com Ederson Lopes (Livraria Taverna), Delamor D'Avila Filho (Cameron) e Ronaldo Martins (Livraria Cultura). Mediação de Carlos André Moreira (Zero Hora).

Depois dos editores, é a vez dos livreiros gaúchos conversarem sobre os desafios do comércio de livros. Temas como o futuro das livrarias, as dificuldades logísticas, as especificidades do mercado local farão parte da mesa. Histórias de sucesso e estratégias que tem funcionado também serão abordadas.

16h30O legado de Henrique Kiperman: uma homenagem

Com Celso e Adriane Kiperman. Mediação de Carlo Carrenho.

Neste bate-papo, a história de Henrique Kiperman e da grande editora que ele criou será contada, passando pelo desenvolvimento do mercado de CTP no Brasil e pela transformação que a edição livros educacionais tem passado no Brasil e no mundo.

17h30 – 19h30 – Happy Hour Meta PublishNews

Todos do mercado editorial são convidados para este momento de confraternização. Já se tornou uma tradição no PublishNews ter sempre uma festa ou happy hour depois de seus eventos profissionais. Porto Alegre não podia ser diferente. A Meta Brasil vai bancar a cerveja e alguns petiscos e queremos ver todo mundo do mercado gaúcho por lá.


OS CONVIDADOS

Adriane Kiperman é mestre em Psicologia Clínica (PUC), e lidera no Grupo A um time editorial com mais de 40 profissionais – responsáveis pelo desenvolvimento de livros para os selos Artmed, Bookman, Penso e Artes Médicas, bem como coproduções com a Mcraw-Hill Education no Brasil. Também gerencia a criação de projetos editoriais customizados para empresas e instituições de ensino, e participa do Conselho Editorial das Revistas Pátio.


Alexandre Lucchese é bacharel em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e começou sua carreira em 2009 como repórter da revista O Dilúvio. Desde então já trabalhou como analista de mídias sociais na Letras & Cia. Livraria e para a Festa Literária de Porto Alegre. Atualmente é repórter do Zero Hora e executa matérias para o Segundo Caderno (impresso) e para a área de entretenimento online.


Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. Foi chargista e ator. Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – ênfase em tradução de língua francesa –, mestre e doutor em Literatura Brasileira na mesma universidade. Ministrou a disciplina de Conto no Curso superior de Formação de Escritores da UNISINOS entre 2007 e 2010. É professor da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no curso de Escrita Criativa. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, Argentina e Espanha. Ganhou, entre outros prêmios, o São Paulo de Literatura (2009, com o romance A parede no escuro) e o Moacyr Scliar (2012, com os contos de Enquanto água).


Anselmo Bortolin é engenheiro mecânico formado pela Universidade Santa Cecília, com MBA em administração pela Ibemec, Anselmo é o CEO da Meta, empresa de tecnologia com soluções para o mercado editorial, que atua nas áreas de impressão sob demanda, comercialização via market places fulfillment de entrega ao cliente final. Sua solução POD facilita a reedição e republicação, pois a impressão é feita sob demanda. Antes de entrar na Meta, Anselmo trabalhou na indústria automobilística, tendo atuado na engenharia de produtos da General Motors por 6 anos.


Carlos André Moreira é bacharel em jornalismo e mestre em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como repórter do Jornal do Comércio em 1995, e desde 1996 está no Zero Hora, onde já foi repórter e atualmente é editor do caderno PrOA, publicado aos domingos.



Carol Jacoby tem 21 anos, e é estudante do quarto semestre de graduação em Escrita Criativa na PUCRS, principal polo de escrita criativa em ambiente acadêmico e pioneiro a oferecer a graduação no Brasil. Entusiasta da Literatura Fantástica e do Universo Geek.



Cássio Aguiar é formado em produção editorial pela Universidade Federal de Santa MariaEntusiasta de mídias digitais e redes sociais, Cássio está sempre disposto a novos desafios. Adepto da inovação fundou a revista TRENDR, primeira publicação brasileira no Medium.



Celso Kiperman é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Começou suas atividades profissionais em 1984 na Artmed Editora Ltda. Atualmente é o CEO do Grupo A Educação e o responsável por conduzir a estratégia de migração da empresa da indústria editorial para o setor da educação.


Delamor D'Ávila Filho é formado em jornalismo e publicidade e propaganda com pós-graduação em gestão do varejo pela Universidade de São Paulo. Já acumulou mais de 40 anos de trabalho no mercado livreiro. É sócio-proprietário da Livraria Cameron, rede que conta com mais de quinze lojas em operação em Porto Alegre.



Eduardo Oliveira é graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Há 15 anos é CEO da F1 Soluções, empresa que atua no mercado de comércio eletrônico, atendendo empresas de diversos portes e nichos, desenvolvendo canais de e-commerce adaptados às necessidades de cada cliente, B2C e B2B, e é líder no mercado de plataforma de e-commerce para comercialização de livros.


Fernanda Scherer trabalha na L&PM, mas foi como co-fundadora da Piu, cujas atividades começaram em 2016, que a gaúcha foi chamada para participar do Pub-Livro. O nascimento da editora, voltada para a publicação de obras infantojuvenis, coincide com o acirramento da crise econômica que o Brasil ainda enfrenta. Diante desse cenário, quem ousaria empreender em um mercado que vivia sucessivas quedas nas vendas. Ao financiar coletivamente as duas obras do Patachu, Fernanda também mostra que está na vanguarda de um movimento que deve se intensificar nos próximos anos: tratar o leitor não apenas como consumidor, mas permitir que eles adentrem de maneira mais ativa no universo da produção de um livro”, testemunhou Diego Reeberg, co-fundador da plataforma de financiamento coletivo Catarse.


Flávio Ilha é jornalista, escritor e editor. Trabalhou em jornais de circulação nacional em Porto Alegre, São Paulo e Brasília. Foi editor e crítico da revista cultural Aplauso. Participou com contos em quatro coletâneas e teve textos publicados em revistas literárias do RS. Autor de "Longe Daqui, Aqui Mesmo", com previsão de publicação pela Editora Urutau (SP) no primeiro semestre de 2018. Fundou em agosto de 2106, juntamente com a jornalista Denise Nunes, a Diadorim Editora, que teve quatro livros lançados nesse período.


Gustavo Guertler é jornalista, com MBA em Book Publishing pela Casa Educação. Publisher na Belas Letras, editora que publica temas ligados à família moderna, criatividade, música, gastronomia e viagem. Revelou, entre outros, o best-seller O papai é pop, com mais de 200 mil exemplares vendidos.



Gustavo Lembert fundou, com dois amigos, a TAG – Experiências Literárias, um clube de assinaturas com curadoria de autores relevantes como Luis Fernando Verissimo, Chimamanda Adichie e Mario Vargas Llosa e cujos livros chegam sempre com um mimo. Nesses três anos da TAG, Gustavo se envolveu com as mais diversas áreas do mercado literário. Não só com profissionais das áreas comerciais, mas também, com editores, agentes, tradutores, designers. É que, além da inclusão de títulos de outras editoras, a TAG passou a levar aos seus leitores edições próprias. O primeiro deles foi O vermelho e o negro, de Stendhal. Desde então, foram dez edições especiais.


Marcelo Gioia é graduado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Começou no mercado editorial em 2004 como diretor de marketing e planejamento estratégico na Edições Nova Vida. Atualmente é diretor executivo no Brasil da Bookwire, umas das maiores agregadoras de conteúdo digital no mundo, trabahando com a distribuição global de e-books e audiolivros. Com sede em Frankfurt, Alemanhã, a Bookwire foi fundada na Europa em 2009 e chegou ao Brasil em 2015.


Marília Barcellos é profissional do mercado editorial desde 1989, foi aos poucos migrando para a academia, no ensino de produção editorial. Hoje é professora do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi coordenadora (2014-2016) do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial de 2014-2016 UFSM. É doutora e mestre em Estudos de literatura (UFRGS e PUC-Rio), quando pesquisou o mercado editorial e as pequenas e médias editoras no Brasil e na França. Além disso, ocupou múltiplas posições no campo editorial em empresas como Artes e Ofícios, Makron Books, Francisco Alves, Consórcio Cederj/Cecierj, Organizações Sulina, Mercado Aberto, 34, L&PM, Global (Distr.Booklook).


Mônica Timm de Carvalho é graduada em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em gestão empresarial pela mesma universidade, e mestre em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Começou sua carreira como professora e orientadora pedagógica do Colégio Anchieta, antes de se tornar diretora no Colégio Israelita Brasileiro, onde atuou por 22 anos. Atualmente, Mônica é CEO da Elefante Letrado, uma plataforma de leitura para escolas, com o objetivo de desenvolver o hábito e a compreensão leitora em crianças.


Rafael Trombetta é administrador de empresas, com especialização em Economia da Cultura. Curador e organizador do Congresso Brasileiro de Leitura Digital (PUC-RS/2011), do Fórum Internacional de Leitura Digital (ESPM-Sul/2012), e do Congresso Lusófono de Escrita Criativa (Web/2015). Foi sócio e editor da Buqui Livros Digitais de 2011 à 2015.Atualmente dirige a Liquidbook Tecnologia para Publicações, uma startup de inteligência coletiva para aprendizado e leitura digital, que esta no processo de validação e prototipação de uma de suas inovações, que realiza em paralelo uma Academia virtual para o ensino de Escrita e serviços de self-publishing.


Rodrigo Rosp nasceu em 1975 e vive em Porto Alegre. Lançou os livros de contos A virgem que não conhecia Picasso (2007), Fora do lugar (2009) e Fingidores — comédia em nove cenas (2013, semifinalista do Prêmio Portugal Telecom), além do romance Inverossímil (2015), todos pela Não Editora. Fez mestrado em Escrita Criativa na PUC/RS, onde cursa o doutorado. É editor da Não Editora e da Dublinense.


Ronaldo Martins é bacharel em Administração e foi comissário de bordo da antiga Vasp. Em 2003, entra para a Livraria Cultura. Atualmente, exerce o cargo de analista de negócios e é o responsável pela da unidade do Bourbon Shopping Country da rede de livrarias.




Tito Montenegro é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como repórter e editor em revistas e jornais como Época, Quatro Rodas, Saúde! e Diário de S.Paulo. Desde 2006 atua como publisher da Arquipélago Editorial, empresa da qual é sócio-administrador, onde foi responsável pela edição de mais de 70 títulos. Atualmente, é vice-presidente do Clube dos Editores do Rio Grande do Sul.


Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É diretor do Centro de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, o Livro Meu. Também foi jurado de vários prêmios literários.

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

O livro foi companhia em épocas muito difíceis da minha vida.
Eliana Alves Cruz
Jornalista brasileira, no Fliaraxá 2023

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar