QUARTA-FEIRA, 25/7
18h30 – 20h30
Happy Hour O fim do livro esgotado
A primeira atividade da Casa PublishNews é um coquetel para os profissionais do mercado editorial que já estejam em Paraty logo na abertura da Flip. Trata-se de um happy hour mais intimista, regado com boa cerveja e bons papos, para dar o primeiro gostinho do que virá nos dias a seguir. A plataforma de POD UmLivro, ligada à Meta Brasil, é quem patrocina este evento, que contará com a cerveja da Jeffrey.
QUINTA-FEIRA, 26/7
11h30 – 12h30
Mesa 1 – Quer vender mais livros? Pergunte-me como os metadados podem te ajudar a chegar lá
Os metadados são uma espécie de DNA de um livro: predizem o que são, como são, como serão consumidos e por quem. Mas mais do que simples informações, os metadados são uma ferramenta poderosa para quem quer vender mais livros. Como? Simples: metadados qualificados ajudam na “descobertabilidade” do livro, ou seja, ajudam o cliente a encontrar aquele livro que está procurando, mas não sabe direito o título, o autor e muitas vezes não sabe nem mesmo o que quer. Os metadados alimentam as ferramentas de buscas e os algoritmos que ajudam a indicar o melhor produto para aquele cliente. A Nielsen realizou pesquisas tanto no Reino Unido quanto nos EUA, sobre a influência de metadados corretos e de qualidade no resultado das vendas. Na Alemanha, em 2014, os números demonstraram que a simples presença de sinopse (que é um dos metadados) pode aumentar em 92% as vendas, e a informação sobre disponibilidade dos títulos (outro metadado) chega a elevar em 82% as vendas. Nessa mesa, os especialistas e livreiros digitais vão falar um pouco sobre tudo isso.
Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews
14h – 15h
Mesa 2 – O livro: da concepção à impressão
Como é feito um livro? Essa mesa traz o processo inteiro de produção, de um autor concebendo sua obra, até a gráfica garantindo que aquilo que foi imaginado lá no começo se torne realidade.
Mediação: Fábio Uehara, PublishNews
15h – 16h
Mesa 3 – Gestão de legados
"Com as editoras, eu acho que é importante é tentar compreender quais seriam os melhores caminhos, quais seriam os públicos-alvo da obra Hilda. A Hilda está numa fase em que está abrindo públicos. Então, eu acho fundamental que editorialmente se pense em como facilitar o acesso para esses novos públicos e isso é construído em conjunto com as editoras" disse Daniel Fuentes. Essa mesa vem exatamente para mostrar como cuidar do legado de autores. Como funcionam os direitos autorais, quais as relações entre herdeiro e editora?
Mediação: Sandra Espilotro, E-Galáxia
16h30 – 17h30
Mesa 4 – O Sesc na formação de leitores - Os 10 anos de BiblioSesc
“Na maioria dos lugares em que chega, é a única oportunidade de acesso a um livro”, disse Ariano Suassuna sobre o BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc que percorre desde 2005 diversas cidades brasileiras levando livros e uma programação cultural ligada à literatura, incluindo saraus e contação de histórias. Em São Paulo, a Bibliosesc existe desde 2009. Atualmente, tem seis caminhões que percorrem 11 cidades da Região Metropolitana. Junte-se a isso o Prêmio Sesc de Literatura que tem como missão revelar e lançar novos nomes da literatura nacional. Esses são apenas dois dos projetos encampados pelo Sesc na promoção da leitura e da literatura no Brasil que esmiuçados nessa mesa.
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
18h – 18h30
Mesa 5 – 'Papo de Boteco' com Merav Bender de Safidié
Nascida em Tel Avivi, Merav Bender de Safdie mora em São Paulo há 20 anos e por aqui publicou seu primeiro livro #Me (Labrador). Nessa conversa com o editor do PublishNews, Merav vai contar um pouco sobre seu processo de criação e sobre a expectativas que tem para sua estreia na literatura.
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
18h30 – 20h30
Happy Hour
SEXTA-FEIRA, 27/7
10h30 – 11h30
Mesa 6 – Os caminhos para autopublicação
A autopublicação, seja ela em formato digital ou impresso, é considerada por alguns como a democratização do processo editorial. Mas muito se enganam aqueles que pensam que esse processo não cumpre as diversas etapas de produção de um livro, incluindo preparação, revisão, diagramação, etc. Há que se pensar também no financiamento da obra. Entra aí, então, o crowdfunding, a velha e boa vaquinha que em tempos de digitalização, ganhou uma nova roupagem. Nessa mesa todos esses processos serão debatidos e discutidos.
Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews
11h30 – 12h30
Mesa 7 – Eventos literários por quem os faz
Muito se fala sobre a Flip e as Bienais do Livro, mas a verdade é que existe muita coisa feita fora do eixo Rio-São Paulo pelo Brasil e pelo mundo afora. Nesta mesa, poderemos conhecer alguns destes eventos e descobrir os desafios e oportunidades que eles geram.l
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
14h – 15h
Mesa 8 – Livros que viajam: A internacionalização da literatura brasileira
Quais os desafios e oportunidades para se levar a literatura brasileira ao exterior? Como poderíamos aumentar o interesse estrangeiro e o número de traduções? Quais as melhores práticas para editores que queira vender direitos de tradução de seu catálogo? Esta e outras perguntas serão debatidas na mesa inaugural da Casa PublishNews.
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
15h – 16h
Mesa 9 – Vender primeiro e imprimir depois
Mediação: Simei Júnior, Metabooks
16h30 – 17h30
Mesa 10 – Tudo novo de novo: como o mercado reinventou o clube do livro
Nos últimos quatro anos, o Brasil viu o reflorescimento dos clubes de assinatura. Muito comuns entre os anos 1960 e 1990, os clubes se modernizaram e aquilo que era velho se tornou novo e ganhou força. Nessa mesa, vamos receber representantes de importantes clubes de assinatura de livros no Brasil para falar sobre esse canal que tem conquistado cada vez mais novos clientes e que tem ajudado muitas editoras nesse momento de crise.
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
18h – 18h30
Mesa 11 – 'Papo de Boteco' com Leonardo Borba
Leonardo Borba está à frente da Poeme-se, uma grife literária que produz camisetas divertidas e que tem conquistado diversos clientes no Brasil. Nesse papo, Leonardo vai poder falar um pouco sobre como são pensadas e produzidas as peças da Poeme-se; como ele tem feito a marca ser conhecida do grande público e, claro, falar também sobre a coleção que criou especialmente para os assinantes do PublishNews.
Mediação: Talita Facchini, PublishNews
18h30 – 20h30
Happy Hour
SÁBADO, 28/7
11h30 – 12h30
Mesa 12 – O livro e a lei: as políticas públicas do livro
O que acontece em Brasília, inevitavelmente reflete em toda a cadeia do livro. Nessa mesa, representantes do MinC e do MEC vão falar um pouco sobre as políticas públicas do livro, dando destaque às mudanças nos programas de compra de livros pelo governo federal, os projetos de lei que afetam a indústria do livro (Lei do Preço Fixo, Lei Castilho e Fundo Nacional Pró-Livro).
Mediação: Volnei Canônica, Clube de Leitura Quindim
14h – 15h
Mesa 13 – Papo de livreiros
Institutos de pesquisas apontam que desde fevereiro de 2017 tem havido crescimento nas vendas de livros no varejo brasileiro, mas, apesar disso, livrarias vivem uma grande crise, apontada por alguns livreiros com a maior já vivida pelo setor. Essa mesa vai reunir três importantes livreiros brasileiros que vão mostrar estratégias que têm usado para driblar essa crise; falar um pouco sobre o futuro das livrarias e como o setor tem agido para debelar todos esses problemas.
Mediação: Julio Silveira, LER
15h – 16h
Mesa 14 – Autopublicação: A experiência de quem escreve
Três autores que foram pelo caminho da autopublicação expõem as suas experiências nessa modalidade que tem crescido no mercado brasileiro. Eles vão ter a chance de contar por que optaram por esse modelo; se o investimento valeu a pena e se o resultado atendeu as suas expectativas.
Mediação: Daniel Pinsky, Editora Labrador
16h30 – 17h30
Mesa 15 – Em breve
18h – 18h30
Mesa 15 – 'Papo de Boteco' com Fabio Uehara
Mediação: Leonardo Neto, PublishNews
18h30 – 20h30
Happy Hour
* Programação sujeita a alteração
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?