Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores de 2018
PublishNews, Redação, 14/06/2018
A carioca Juliana Leite ganhou na categoria Romance e o gaúcho Tobias Carvalho, em Conto. Livros dos vencedores serão publicados pela Record.

Juliana Leite e Tobias Carvalho são os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2018 | © Divulgação
Juliana Leite e Tobias Carvalho são os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2018 | © Divulgação

Em 2018, o Prêmio Sesc de Literatura completa 15 anos. Nesse período se firmou como um dos principais concursos literários quando o assunto é a descoberta de novos nomes da literatura brasileira. Nesta edição, foram inscritas 1.540 obras, sendo 720 na categoria Conto e 820 em Romance.

Na manhã desta quinta-feira, a organização do prêmio anunciou os dois vencedores de 2018: Entre as mãos, romance da carioca Juliana Leite, e As coisas, do gaúcho Tobias Carvalho, vencedor na categoria Conto.

A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada formada pelos escritores e críticos literários Beatriz Resende, Flávio Carneiro, Letícia Wierzchowski e Daniel Galera.

“O Prêmio Sesc de Literatura oferece uma oportunidade a novos escritores e cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro” destaca Henrique Rodrigues, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc. “Desde a sua criação, o Prêmio teve mais de 12 mil livros inscritos e revelou 27 novos autores”, reforça.

Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de dois mil exemplares. Além disso participam da programação do Sesc Paraty na Flip (25 a 29/07).

Entre as mãos trata de uma mulher que, após sofrer um acidente, desperta com o corpo marcado por cicatrizes profundas - entre elas, ausência definitiva de seu companheiro. Com a ajuda de suas tias e as sabedorias da família, parte numa jornada para reaprender a falar e redescobrir os gestos de sua própria integridade. Já As coisas é composto por personagens homossexuais em todos os contos, cujas histórias se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes gêneros e olhares.

[14/06/2018 10:32:00]