Editora UFMG cria selo infantojuvenil
PublishNews, Talita Facchini, 14/05/2018
Selo Estraladabão faz parte de uma entrada mais estruturada no mercado infantojuvenil. Primeira coleção ‘Universidade das Crianças’ já conta com seis livros

A Editora UFMG decidiu reformular seu catálogo e lançou no começo do mês o seu selo infantojuvenil, o Estraladabão. A novidade, segundo a editora, marca o movimento feito nos últimos anos de entrada mais estruturada nesse mercado. A partir de agora, as obras serão organizadas em selos autônomos, sendo que inicialmente, além do selo infantojuvenil, há outro direcionado à produção intelectual da comunidade acadêmica.

Segundo a vice-diretora da Editora, Camila Figueiredo, a ideia surgiu em decorrência de uma própria demanda do mercado. “Vimos que as editoras estão criando selos mais especializados e um direcionamento para um público específico, e na própria comunidade acadêmica percebemos que era uma demanda, que não havia nada que atendesse o público infantojuvenil dentro da universidade”, explicou ao PublishNews.

O nome Estraladabão é uma homenagem ao pesquisador, escritor e dramaturgo Angelo Machado, que também é professor emérito da UFMG. Em seu livro Estraladabão-tão-tão, o trovão, Machado escreve a história de uma menina que vê o tempo fechar e se assusta com os trovões que tomam o céu, e sua mãe aproveita a ocasião para explicar a ela os fenômenos naturais para fazê-la perder o medo. A temática do livro é o que norteia a primeira coleção do selo, a Universidade das Crianças, onde os livros partem de perguntas feitas por crianças - a maioria delas de Belo Horizonte - e que são respondidas por professores e pesquisadores que adaptam o conhecimento científico ao universo infantil.

Dente os livros já lançados estão Flores e Frutas, de Adlane Vilas-Boas; Ai que dor!, de Débora Reis, Helena Gontijo e Luciana Hoffert; O que existe? O que não existe?, de Carla Coscarelli; Musiquês... É uma língua ou uma música?, de Betania Parizzi e João Gabriel Marques; e Por que os animais entram em extinção? e De onde vem a água dos rios?, de Bernardo Gontijo. Outros volumes devem chegar às livrarias nos próximos meses.

Também para os próximos meses, a Editora já planeja o lançamento de livros avulsos e uma nova coleção dentro do selo, que pretende focar nas diferentes possibilidades de resposta que uma mesma questão contempla. “A partir de uma temática, teremos especialistas de diversas áreas para falar sobre o assunto e mostrar como um assunto pode ser abordado por diferentes disciplinas”, explica Camila.

[14/05/2018 10:00:00]