Diários de Londres: Na correria da feira
PublishNews, Larissa Caldin*, 12/04/2018
O segundo dia de Larissa na Feira de Londres foi cheio de reuniões e nesse diário ela conta como é lidar com uma agenda cheia

Segundo dia da feira. Hoje foi tudo mais fácil: saber em qual estação descer, para qual lado andar, onde fica o elevador para o rights centre (no primeiro dia, fiquei 40 minutos em busca desse elevador, juro).

O dia, no entanto, foi corrido: a ideia principal da minha vinda é encontrar novos títulos para Primavera, editora onde trabalho. A meta é sair daqui com uns oito títulos engatilhados para compras de direitos, assim garantimos, com a periodicidade de publicação da editora, títulos até o final do ano e para o início do ano que vem.

Para atingir a meta então, lotei minha agenda de reuniões com diversos agentes do mundo todo. Em cada um já fui engatilhada com alguns títulos do catálogo que queria e ali na reunião descobria novos.

O mundo perfeito são reuniões pontuais de trinta em trinta minutos, e a minha agenda estava organizada dessa maneira, mas, na prática, não é bem assim que acontece. Algumas reuniões esticam (tive uma que durou 50 minutos) e aí é aquela loucura de sair correndo com o casaco para a mesa do próximo agente, chegar lá e esconder estar esbaforida!

A maioria dos agentes concentra-se nesse andar, identificados por uma plaquinha e pelo número da mesa. No entanto, também é possível ter reuniões nos próprios estandes, como foi a minha com a Iona, da HarperCollins.

A impressão de uma marinheira de primeira viagem nesse segundo dia é que a Feira de Londres é incrivelmente produtiva. Uma programação cheia com negócios, conversas, cafés e reuniões! Um negócio leva a outro, você conversa com alguém ali que te apresenta outro acolá e quando você se depara está em um estande do outro lado vendo livros nórdicos sobre feminismo.

A feira é uma aula, os profissionais são os professores e eu estou aqui aprendendo, e muito!

Larissa e Iona Stevens, da HarperCollins | Larissa Caldin
Larissa e Iona Stevens, da HarperCollins | Larissa Caldin

Vista da Feira do Livro de Londres | Larissa Caldin
Vista da Feira do Livro de Londres | Larissa Caldin

Mapa da Feira | Larissa Caldin
Mapa da Feira | Larissa Caldin


* Larissa Caldin, 22 anos, formada em Letras pela USP. Publisher da Primavera Editorial há três anos, editora voltada atualmente para títulos que auxiliam na emancipação feminina. Tem mais livros do que amigos…

[12/04/2018 11:50:00]