Antonio Bitiati vence o Prêmio Avena PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 20/03/2018
Supervisor comercial da Planeta recebeu o troféu de 'Profissional de Marketing e de Vendas de 2017'. Confira outros destaques da noite que celebrou os livros mais vendidos no Brasil.

Antônio Bitiati foi o vencedor do Prêmio Avena PublishNews de Profissional de Marketing e de Vendas de 2017 | © Acervo pessoal
Antônio Bitiati foi o vencedor do Prêmio Avena PublishNews de Profissional de Marketing e de Vendas de 2017 | © Acervo pessoal

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Avena PublishNews foi um sucesso. A noite dessa segunda-feira (19) começou com o já tradicional Happy Hour que reuniu mais de 250 pessoas do mercado editorial para prestigiar e dar reconhecimento aos profissionais por trás dos livros que alcançaram as listas de mais vendidos de 2017.

Em seu discurso, Carlo Carrenho, CEO do PublishNews, destacou a importância dos profissionais homenageados na noite de ontem e do prêmio em si. “Sem estes heróis da promoção e distribuição, nossos livros não chegariam aos leitores. E mesmo em anos de crise ou com logística limitada, estes profissionais sempre cumprem seu papel. E esse papel é fundamental. Deve-se a isso, aliás, a própria existência do Prêmio Avena PublishNews. Pois nosso grande objetivo aqui é justamente homenagear os profissionais de marketing e vendas do mercado do livro”.

“Para a International Paper é uma satisfação promover esta iniciativa que reconhece editoras e profissionais cujo trabalho fomenta a literatura no Brasil. A IP acredita no mercado editorial brasileiro e investe constantemente para oferecer produtos de alta qualidade que acompanhem o crescimento do setor”, comentou Tayla Monteiro, gerente de Marcas e Produtos da International Paper, correalizadora do evento junto com o PN.

A primeira mesa da noite contou com a participação de Corina Campos (Rocco), Daniela Kfuri (HarperCollinsBrasil), Heloiza Daou (Intrínseca) e Marcelo Pelegia (Alto Astral), que com mediação de Leonardo Neto, editor do PN, conversaram sobre a satisfação de ver um livro que foi tão trabalhado, entrar para a lista de mais vendidos. “É um trabalho em conjunto, se o livro entra na lista todo mundo comemora, mas se não entra, a culpa também é de todo mundo”, brincou Heloiza. O bate-papo também entrou na questão dos “menos vendidos”. “Não é porque um livro não entrou na lista que devemos esquecer dele, é um trabalho contínuo, que muitas vezes pode dar resultado anos mais tarde”, lembrou Daniela Kfuri.

A cerimônia continuou com a mesa mais empoderada da noite, que teve a presença de Rosely Boschini, da Editora Gente; Sonia Jardim, da Record, e Flavia Bravin, diretora-executiva de Soluções de Ensino Técnico e Universitário da Somos. As três mulheres de sucesso conversaram com Raquel Cozer (Intrínseca), sobre como é estar no comando de editoras tão importantes, as dificuldades que elas encontraram durante anos de profissão e ainda discutiram temas atuais como o salário menor das mulheres em relação ao dos homens.

Um dos pontos altos da noite foi a conversa de Carlo com Alfredo Weiszflog, presidente do conselho de administração da Melhoramentos, que recebeu das mãos de Paulo Rocco o Prêmio Especial Avena PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial. Em um papo descontraído, Alfredo falou sobre a história da editora e o papel de seu pai em sua formação e na história da própria Internatinal Paper. Presente em 48 edições da Feira do Livro de Frankfurt, Weiszflog foi pego de surpresa quando perguntado sobre qual teria sido seu melhor ano por lá e o bate-papo terminou com o homenageado agradecendo sua família. “Família é tudo, toda família tem pessoas com personalidades diferentes, mas na nossa, já estamos treinando a quarta geração pra dar continuidade em tudo isso”.

Por fim, o momento mais esperado da noite era conhecer o vencedor do Prêmio Especial Profissional de Marketing e de Vendas do Ano de 2017, que foi para Antonio Bitiati, supervisor comercial da Planeta. O trabalho de Bitiati contribuiu para a boa performance da Planeta na Lista dos Mais Vendidos do PN, ajudando a editora a emplacar 38 títulos no último ano. Em seu discurso, Bitiati contou que não existe uma fórmula secreta “é trabalho, trabalho, trabalho e trabalho, quatro vezes, para não ficar igual ao slogan do Dória”, brincou.

[20/03/2018 10:00:00]