Boom nos negócios
PublishNews, Leonardo Neto, 09/02/2018
Com novo livro de Paulo Vieira, lista de Negócios cresce 82% na comparação com a semana passada. E mais: livro que marca a retomada do selo Rosa dos Ventos estreia na lista.

Paulo Vieira, autor de O poder da autorresponsabilidade, que veio parar no primeiro lugar da Lista Geral dessa semana | © Redes Sociais do autor
Paulo Vieira, autor de O poder da autorresponsabilidade, que veio parar no primeiro lugar da Lista Geral dessa semana | © Redes Sociais do autor

No último dia 29, o PublishNews noticiou que Paulo Vieira se preparava para lançar O poder da autorresponsabilidade (Gente) em um evento onde esperava reunir quatro mil pessoas. A estratégia deu certo. O livro, que estreou na lista na semana passada com modestos 375 exemplares vendidos, explodiu nessa. Pela apuração do PublishNews, foram 7.185 cópias, número suficiente para alçar o título para o primeiríssimo lugar do Ranking Geral, derrubando Mais escuro (Intrínseca), para a segunda posição, com 4.933, e A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), para a terceira, com 4.209.

O fenômeno Paulo Vieira colaborou para aumentar os números gerais da lista em 13%. É bem verdade que praticamente todos os segmentos apresentaram aumento nos números gerais de vendas, mas a categoria de Negócios teve 82% de crescimento na comparação com a semana passada. Claro que não foi Paulo Vieira sozinho nessa parada. A lista deu as boas-vindas a Você nasceu para vender muito (Gente), de Hélio Tatsuo, que parece saber sobre o que escreve, afinal, foram 2.250 exemplares vendidos na semana de estreia. Com esse volume, o livro ficou na terceira posição da inflada Lista de Negócios e na 12ª posição da Lista Geral.

Marcia Tiburi, autora de 'Feminismo em comum', no Fliaraxa 2016 | © Daniel Biachini
Marcia Tiburi, autora de 'Feminismo em comum', no Fliaraxa 2016 | © Daniel Biachini

Outra lista que teve boa performance na semana foi a de Não Ficção. Cresceu 19% na comparação com a semana anterior. Nela, chama a atenção Feminismo em comum, de Marcia Tiburi, que aparece pela primeira vez na lista. Mas mais do que isso, essa novidade marca também a estreia do selo Rosa dos Tempos, retomado pelo Grupo Editorial Record recentemente. Foram 1.558 exemplares vendidos o que colocou o livro na sexta posição da Lista. Ainda nessa lista, estrearam: A sorte segue a coragem! (Planeta), de Mario Sergio Cortella, e Caligrafia para relaxar (Sextante).

Ficção encerrou a semana com crescimento de 6% e trazendo duas novidades: o box Edgar Allan Poe (Pandorga), com 1.091 unidades vendidas, e Ainda sou eu (Intrínseca), de Jojo Moyes, com 660. Em Autoajuda, o crescimento foi de 2% e lá apareceu pela primeira vez Cérebro com foco e disciplina (Gente), de Renato Alves, com 580 cópias vendidas. A lista Infantojuvenil foi a única sem novidades e a única a apresentar queda nas vendas (-13%).

A semana fechou com a Sextante liderando o Ranking Geral das Editoras, com 19 títulos. A Intrínseca, com 13, e o Grupo Companhia das Letras, com 12, completam o pódio.

[09/02/2018 10:14:00]