Publicidade
Publicidade
O biografado e o editor
PublishNews, Márcio Coelho*, 19/12/2017
Em 2013, quando Marcio Coelho era editor da Nova Fronteira, ele trabalhou a biografia de Gilberto Gil, mas não teve a chance de conhecer o músico. Em 2017, eles se encontraram e Marcio conta como foi.

Cresci ouvindo música com meus pais. Quando não era no móvel de madeira maior do que eu que ficava sala, era no toca-fitas da Variant verde-abacate do meu pai. Roberto Carlos, Milton Nascimento, Chico Buarque, Elis Regina, Maysa, Alcione, Belchior, Gilberto Gil. O tempo passou, já cresci, continuo ouvido música e me tornei editor.

Fazendo umas contas muito rápidas, são 17 anos de mercado editorial, trabalhando, em média, com três livros por mês. Se cada livro tivesse, mais ou menos, 250 páginas, já teriam passado pelas minhas mãos 153 mil páginas. É muito? É pouco? Não sei, só sei que foi assim.

Fazendo um balanço de todas essas páginas, muitas me deram orgulho de ter trabalhado, outras nunca me motivaram, não acreditava nelas, mas como o ofício do editor é realizador, 400 dessas páginas foram um divisor de águas na minha vida.

Quando estive na Nova Fronteira, eu era editor de livros nacionais. Trabalhei em muitos projetos bacanas e interessantes, inusitados, muitas vezes. Ser editor de livros nacionais é poder desenvolver nosso ofício de verdade. Sentar com o autor, rever o original com ele, sugerir mudanças, ouvir e opinar. E foi numa dessas que me chegou a biografia do Gil (Gilberto bem perto, Nova Fronteira, 2013).

O editor e o biografado se encontram em 2017 | © Acervo pessoal
O editor e o biografado se encontram em 2017 | © Acervo pessoal
Escolhi as fotos, editei os textos, montei o livro, defini onde entrariam as letras das músicas, cujos manuscritos originais estiveram nas minhas mãos (chorei muito com isso e me arrepia até agora), ajudei na definição do projeto gráfico e da capa. A única frustração foi o fato de não ter tido contato com a autora, Regina Zappa, nem com o biografado. Mesmo assim, a felicidade de ser editor da biografia do Gil é indescritível.

A vida passou, mais páginas foram viradas, mais livros editados. Mudança para Porto Alegre. Início na TAG, amigos novos, show do Gilberto Gil com direito a camarim. Papo com o Bem Gil, “posso conhecer seu pai?”, neto do Gil me leva até ele. Olho pro Gil, não acredito. Chego perto, ainda sem acreditar, aperto sua mão. Digo que fui o editor do livro dele, ele sorri. Agradeço por tudo o que ele fez na minha vida, “rapaaaaz, não fiz nada”. Fotografia. Fim da noite com choro copioso.

Tudo assim, muito rápido como é a vida, feliz como é ler um bom livro, perfeito como um dia de sol de outono, sinestésico como uma risada gostosa e sensorial como um beijo da minha morena. Ah, Gil, fez, sim. Fez muito pela minha vida.

Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e gerente de projetos especiais do Grupo Editorial Pensamento. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre como colocar a leitura na vida das pessoas de maneira leve e prazerosa
Em sua coluna, Marcio compartilha o seu sonho com Mike Shatzkin e reflete sobre o reconhecimento aos profissionais do livro
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
Em sua coluna, Marcio Coelho faz uma reflexão sobre o que é estar 'no livro' nesse momento de crise. Vale a pena?
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre os leitores, o mercado editorial brasileiro e como muitas vezes, não enxergamos a verdade dos fatos e achamos que a situação é ainda pior do que parece
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Literatura é uma coisa muito frágil, é você com você mesmo arrancando um universo inteiro do seu interior.
Cadão Volpato
Jornalista e escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar