Jabuti divulga os 10 finalistas em cada uma das suas 29 categorias
PublishNews, Redação, 04/10/2017
Silviano Santiago, J. P. Cuenca, Maria Valéria Rezende e Elvira Vigna estão no páreo

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou na manhã de ontem (3) a apuração da primeira fase do 59º Prêmio Jabuti. Nesta etapa, o júri indicado pelo mercado editorial e validado pelo Conselho Curador do Prêmio avaliou as 2.346 obras inscritas e selecionou dez títulos em cada uma das 29 categorias do prêmio.

Em Romance, uma das categorias mais comentadas, figuram entre os finalistas a obra de J. P. Cuenca, Descobri que estava morto (Tusquets / Planeta); Marechal de costas (Companhia das Letras), de José Luiz Passos; Machado (Companhia das Letras), de Silviano Santiago e Outros cantos (Companhia das Letras), de Maria Valéria Rezende.

Jabuti anuncia finalistas da primeira fase da sua 59ª edição | © Divulgação
Jabuti anuncia finalistas da primeira fase da sua 59ª edição | © Divulgação

Uma das novidades apresentadas para esta edição do Jabuti foi a inclusão de duas novas categorias. Em Histórias em Quadrinhos, oito editoras conseguiram ter suas publicações entre os finalistas. Entre os destaques desta categoria novata estão Hinário Nacional (Veneta), de Marcello Quintanilha; Hitomi (Balão Editorial), de George Schall e Ricardo Hirsch; Quadrinhos dos anos 10 (Companhia das Letras), de André Dahmer, e Savana de pedra (Astral Cultural), de Felipe Castilho.

Na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, também inédita, o autor Raduan Nassar conseguiu emplacar dois livros entre os finalistas, A cup of rage e Ancient tilage, ambos publicados pela Penguin Random House. Xangô Z Baker Street (Rebis), de Jô Soares; Mijn Duise Broer (Penguin), de Chico Buarque, e Brasil - Una biografia (Penguin), de Lilia Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, também foram escolhidos.

A segunda fase da apuração está prevista para 31 de outubro. Nesta segunda etapa, os jurados avaliarão e atribuirão notas a todas as obras finalistas da primeira fase. As três obras que receberem a maior pontuação dos jurados na segunda etapa, no dia 31 de outubro, serão consideradas vencedoras em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

A cerimônia do 59º Prêmio Jabuti acontece no Auditório Ibirapuera, no dia 30 de novembro. A lista completa com os finalistas pode ser conferida clicando aqui.

[04/10/2017 10:59:00]