Três vezes Clarice
PublishNews, Leonardo Neto, 21/06/2017
Escritora emplaca três ISBNs na Lista Nielsen PublishNews, que apura somente os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros

Clarice Lispector não é nenhuma novidade na Lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros. Ao contrário, ela está presente desde a primeira edição da lista, em maio de 2014. Só que, agora em maio, Clarice fez uma trinca na lista. Emplacou, na 13ª posição da lista de Ficção, Todos os contos (Rocco), organizada pelo seu biógrafo Benjamin Moser, e duas edições de A hora da estrela (Rocco), a versão tradicional, onipresente na lista que em maio ficou na 8ª posição, e a belíssima edição especial dos 40 anos da obra, com reproduções em fac-símile do texto original da autora, na 12ª.

Clarice Lispector aparece três vezes na Lista Nielsen PublishNews do mês de maio | © Divulgação
Clarice Lispector aparece três vezes na Lista Nielsen PublishNews do mês de maio | © Divulgação

Quem também merece destaque na Lista de Ficção é Pedro Bandeira. O seu clássico A droga da obediência (Moderna) aparece na lanterninha da lista. Mas o que chama mais a atenção é a chegada de Melodia mortal (Fábrica 231 / Rocco), escrito em parceria com o médico Guido Levi. O primeiro livro adulto escrito por Pedro alcançou a 15ª posição logo na sua estreia na lista.

Em Não Ficção, o destaque vai para a dupla Rita Lee e Hebe Camargo. A rainha do rock aparece na segunda posição da lista, com a sua autobiografia (Globo) e a dama da TV brasileira aparece brilhando na sétima posição.

Os livros religiosos também merecem destaque na lista, que é encabeçada justamente por um: Batalha espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti. Mas não para por aí. O padre Marcelo Rossi tem dois títulos na lista: Philia (Principium / Globo), na 6ª, e Ruah (idem), na 12ª. O padre Fábio de Melo aparece na 14ª, com Quem me roubou de mim? (Planeta). A turma dos espíritas também colaborou com a lista comprando o livro Momentos de reflexão (Academia / Planeta), de Chico Xavier, que parou na 11ª.

A Planeta encabeça o ranking das editoras, com seis títulos. Na sequência, aparece a Astral Cultural, com cinco, e a Rocco, com quatro. Gente, Globo e Grupo Editorial Record estão empatados com três títulos cada. HarperCollins Brasil, Sextante, Somos e Vozes, com dois. Autêntica, Ediouro, Grupo Companhia das Letras, Melhoramentos, Novo Conceito, Panini, Santillana e Vida e Consciência completam o rol de editoras que pontuaram nesse mês.

[21/06/2017 11:49:00]