João Batista de Andrade, ministro interino da Cultura, pede demissão
PublishNews, Redação, 19/06/2017
No cargo desde maio, João Batista enviou uma carta comunicando sua decisão ao presidente Michel Temer

Depois de assumir o cargo de ministro interino da Cultura em maio no lugar de Roberto Freire, João Batista de Andrade pediu demissão na última sexta (16) e enviou uma carta ao presidente Michel Temer comunicando sua decisão. Na breve carta, o ministro manifestou seu desinteresse em ser efetivado como Ministro de Estado e Cultura e se colocou a disposição para contribuir na transição da gestão. “Confirmo a minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão do Ministério da Cultura, até a nomeação do próximo Ministro do Estado da Cultura e seu respectivo Secretário-Executivo”, afirmou. Em sua coluna no jornal O Globo, Ancelmo Gois disse ainda que um dos motivos da saída de João Batista, se deve, dentre outras coisas, por não estar conseguindo manter Debora Ivanov na presidência da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

João Batista é escritor, roteirista e cineasta, já foi presidente da Apaci (Associação Paulista de Cineastas), conselheiro do MIS (Museu da Imagem e do Som), secretário de Cultura do Estado de São Paulo em 2005 e presidente da Fundação Memorial da América Latina de 2012 a 2016.

Confira abaixo a carta de João Batista de Andrade na íntegra:

"Brasília, 16 de junho de 2017.

Ao Excelentíssimo Presidente da República Senhor Michel Temer

Comunico a Vossa Excelência, respeitosamente, o meu desinteresse em ser efetivado como Ministro de Estado da Cultura, posto que venho exercendo interinamente, e por determinação legal do regimento interno, por ser o atual Secretário-Executivo do Ministério da Cultura.

Assim sendo, confirmo a minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão do Ministério da Cultura, até a nomeação dos próximo Ministro do Estado da Cultura e seu respectivo Secretário-Executivo.

Respeitosamente,

João Batista de Andrade Ministro de Estado Interino da Cultura"

[19/06/2017 11:40:00]