Luiz Schwarcz ganha prêmio em Londres
PublishNews, Leonardo Neto, 13/02/2017
Na manhã desta segunda-feira, editor foi anunciado como o ganhador do Lifetime Achivement Award, prêmio concedido pela Feira do Livro de Londres

Feira do Livro de Londres dá a Luiz Schwarcz o prêmio Lifetime Achivement Award | © Divulgação
Feira do Livro de Londres dá a Luiz Schwarcz o prêmio Lifetime Achivement Award | © Divulgação
Todos os anos, a Feira do Livro de Londres concede o Lifetime Achievement Award, prêmio que reconhece o trabalho de editores, agentes e demais profissionais do livro que contribuíram de forma significativa à indústria editorial global. Na manhã desta segunda-feira (13), a feira anunciou que Luiz Schwarcz, presidente do Grupo Companhia das Letras, será o homenageado de 2017. “Schwarcz é uma das figuras mais bem-sucedidas comercialmente da indústria editorial brasileira”, aponta a feira. A Companhia das Letras, fundada por Schwarcz em 1986 completou 30 anos no ano passado e, desde então, construiu um catálogo de mais de cinco mil títulos, incluindo 38 Prêmios Nobel como Toni Morrison, Doris Lessing, José Saramago, e J. M. Coetzee. “Eu me sinto profundamente honrado em fazer parte desse incrível grupo de editores que inclui alguns dos meus heróis. Ao mesmo tempo, recebo essa homenagem com muita humildade. Sempre acreditei que faz parte do meu trabalho ajudar autores a ganhar prêmios e que todos os prêmios devem ir para eles”, declarou Schwarcz.

Para David Roche, presidente da Feira do Livro de Londres, Luiz é “sinônimo da indústria editorial brasileira. Nós do conselho consultivo da Feira estamos muito satisfeitos em reconhecer a sua imensa contribuição ao longo de todos esses anos”.

A respeito da escolha de Schwarcz, o agente literário britânico Sam Edenborough, da ILA, disse: “Estou tão feliz que as formidáveis realizações de Luiz Schwarcz estejam sendo reconhecidas desta forma. Tanto ele quanto a Companhia das Letras encarnam verdadeiramente o espírito deste prêmio. Desde o início da sua carreira, Luiz tem sido um dos principais incentivadores da presença de autores brasileiros no resto do mundo e também responsável por apresentar aos seus colegas brasileiros o melhor da literatura internacional. Ele conquistou este sucesso mesmo navegando, muitas vezes, em condições econômicas e políticas desafiadoras. Ao longo dos anos, ele inspirou uma geração de editores no Brasil e é um nome muito respeitado por seus amigos e parceiros de negócios em toda a comunidade editorial internacional”.

Com o prêmio, Schwarcz tem seu nome inscrito ao lado de grandes personalidades da indústria editorial mundial, como a baronesa Gail Rebuck (Penguin Random House), Antoine Gallimard (Éditions Gallimard), Peter Usborne (Usborne), Deborah Rogers (Rogers, Coleridge & White), Sonny Mehta (Alfred A. Knopf), John Lyon (Little,Brown), Lynette Owen (Pearson Education) e Michael Krüger (Hanser Verlag).

A entrega do prêmio acontece no dia 14 de março, às 18h30, no Centro de Conferência Olympia, em Londres.

[13/02/2017 09:45:00]