No próximo dia 21, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) fará eleições para escolha da nova diretoria que comandará a entidade no biênio 2017 / 2019. Com candidatura única, Luís Antonio Torelli deverá ser reconduzido ao cargo de presidente da Câmara.
Em sua plataforma de trabalho, Torelli apresenta quatro eixos norteadores da sua gestão. O pilar número um é intitulado “Ações para melhorar a gestão da CBL”. Neste item, ele inclui: “agregar valor aos associados, parceiros e patrocinadores”.
Para dar conta desta missão, a entidade criou um novo departamento, o de Relações Institucionais, que terá como objetivo criar novas vantagens aos associados e trazer novos players para dentro da entidade. “Existem tantos novos modelos de negócios, tantas empresas novas, como trazer todos esses novos players para cá, para ajudar o mercado?”, questionou Vera Esaú, que deixa a gerência de Comunicação de entidade para encabeçar o novo departamento.
Vera, que antes de ir para a CBL, teve passagens pela Saraiva, onde ficou por 15 anos, pela Ática e pela Melhoramentos, disse ao PublishNews que o seu departamento estará muito próximo do associado. “A plataforma do Torelli tem um foco muito claro no associado. Queremos criar oportunidades para o setor, oferecendo vantagens, dando uma cobertura maior e trazer novos associados”, disse Vera.
Reestruturação
Desde a saída de Mansur Bassit, que assumiu a secretaria de Economia da Cultura do Ministério da Cultura (MinC), a CBL passa por uma reestruturação interna. A primeira mudança anunciada foi a ida de Fernanda Gomes Garcia para o cargo de diretora executiva, antes ocupado por Mansur. Na sequência, a entidade confirmou a saída de Cristina Lima, que gerenciava os eventos da entidade e agora, a criação do novo departamento. As mudanças, pela apuração do PublishNews, não acabam por aí. Novos rearranjos são esperados para os próximos dias.
No lugar de Vera, na Comunicação da entidade, assume a jornalista Camila Del Nero, que já integrava o time desde 2011.