Books in Print fecha com Saraiva
PublishNews, Leonardo Neto, 21/11/2016
A partir de 2017, plataforma alemã passará a fornecer metadados para a varejista que detém 25% do mercado varejista de livros no Brasil

De acordo com dados da GfK, a Saraiva é dona de 25% do mercado varejista de livros no Brasil. Por isso mesmo, se tornou um território estratégico a ser conquistado pelas empresas que querem gerenciar metadados de livros no País.

Atualmente, dois grupos polarizam essa disputa. De um lado, a plataforma alemã Books in Print Brasil, desenvolvida pela MVB, empresa coligada à Feira do Livro de Frankfurt em associação com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), e, do outro, o MercadoEditorial.Org, iniciativa 100% nacional encabeçada por Eduardo Blucher.

Em passagem pelo Brasil, durante a Bienal do Livro de São Paulo, Ronald Schild, CEO da MVB, chegou a dizer que vivia o dilema do ovo e da galinha: “livreiros esperam que os editores forneçam seus dados. Os editores, por outro lado, exigem que a plataforma tenha um grande número de livrarias cadastradas antes de fazer o input dos seus dados”. Pelo menos na concorrência pela Saraiva, a empresa alemã saiu na frente e acaba de fechar acordo com a varejista.

Ronald Schild, CEO da MVB, empresa alemã que desenvolveu a tecnologia do Books in Print | © André Fortes / Divulgação
Ronald Schild, CEO da MVB, empresa alemã que desenvolveu a tecnologia do Books in Print | © André Fortes / Divulgação

“Começamos os ajustes para que aconteçam as ligações técnicas entre as plataformas e começamos as operações pra valer em 2017. Isso vai facilitar muito a vida dos editores. Os livros que derem entrada na plataforma estarão disponíveis automaticamente no dia seguinte no banco de dados da Saraiva. Isso é tirar um peso muito grande das costas dos editores”, comemorou Ricardo Costa, que representa a plataforma no Brasil.

"O Books in Print Brasil é essencial para o mercado do livro por seu controle de qualidade e padronização dos metadados e a gente sabe que metadados mais qualificados alavancam as vendas. Estamos muito animados com os benefícios que esta plataforma vai trazer e apoiamos sua implementação para todo o mercado", completou Deric Degasperi Guilhen, diretor comercial da Saraiva.

Na outra ponta, o Books in Print, lançado oficialmente em agosto, na última edição da Bienal de São Paulo, diz que já tem 20 mil títulos contratados, sem revelar, no entanto, com quantas editoras já fechou. Já o MercadoEditorial.Org já recebeu a adesão de 160 editoras e fechou com Amazon e com as livrarias da Vila e Leitura. O contrato entre a Saraiva e o Books in Print não é um acordo de exclusividade, ou seja, a Saraiva poderá ainda fechar com o MercadoEditorial.Org.

[21/11/2016 11:28:00]