Books in Print deve entrar em operação em 2017
PublishNews, Leonardo Neto, 31/05/2016
Plataforma desenvolvida por ‘empresa irmã’ da Feira de Frankfurt terá a CBL como sócia

Em agosto do ano passado, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) falou oficialmente, pela primeira vez, que estava em negociações com a Feira do Livro de Frankfurt e com a MVB – ambas subsidiárias da Associação de Editores e Livreiros Alemães -- para implantação, no Brasil, do Books in Print, ferramenta que quer repetir por aqui a experiência alemã de padronização de metadados de todos os livros produzidos no País. A notícia de agora é que, finalmente, o projeto sairá do papel. “Na semana passada, conseguimos o OK do nosso conselho para o projeto no Brasil. Na Alemanha, o Books in Print é a mais completa plataforma de metadados e a ideia agora é adaptá-la ao mercado brasileiro”, disse ao PublishNews Marifé Boix, vice-presidente da Feira para a América Latina.

Com a anuência do conselho, o Books in Print começa a se concretizar. Nos próximos dias, a empresa será formalizada no Brasil e começará a etapa de customização da ferramenta. O plano é que seja lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto. Depois do lançamento, o Books in Print entra na fase de comercialização e a sua operação deve começar em 2017.

“Temos estudado a fundo o mercado brasileiro do livro por mais de um ano e estamos firmemente convencidos de que o Books in Print Brasil trará grandes benefícios tanto para editores quanto para livreiros", declarou Ronald Schild, presidente da MVB. Para a CBL, metadados é um assunto muito relevante para o momento e que o trabalho anterior feito junto com editores e livreiros ajudará a impulsionar a fase de adaptação do projeto. “Já realizamos duas apresentações para os players do mercado, uma no Rio e uma em SP, além das visitas às empresas para apresentar o Books in Print Brasil. Coletamos informações para que a adaptação para o mercado brasileiro resulte em uma plataforma coerente com a nossa realidade”, comentou Luís Antonio Torelli, presidente da entidade.

Para Ronaldo Schild, presidente da MVB, Books in Print Brasil trará grandes benefícios tanto para editores quanto para livreiros | © Divulgação
Para Ronaldo Schild, presidente da MVB, Books in Print Brasil trará grandes benefícios tanto para editores quanto para livreiros | © Divulgação

Frankfurt prefere não falar em quanto será investido no empreendimento, mas segundo apurou o PublishNews, a maior parte do investimento virá da Alemanha e a CBL entra como sócio minoritário. Quando a plataforma foi apresentada pela primeira vez aos editores e livreiros brasileiros, na Bienal do Rio, muito se questionou sobre um possível aporte de investimento via BNDES. O empréstimo não se concretizou e o Books in Print entrará no ar com investimentos vindos dos dois sócios.

Quando finalmente estiver em operação, o Books in Print será um grande banco de dados único com informações de todos os livros lançados e em produção no mercado editorial brasileiro. A ferramenta prevê um sistema automatizado de conferência de dados, além de uma equipe de edição, tudo para garantir que as informações dos livros estejam sempre completas, atualizadas e corretas. Na Alemanha, o Books in Print gerencia 2 milhões de títulos ativos publicados por 21 mil editoras e vendidos por três mil livrarias. Além disso, a plataforma armazena informações de mais de 2 milhões de títulos inativos e um milhão de e-books e audiolivros.

No modelo de negócios do Books in Print, editores pagam por título cadastrado e as livrarias, distribuidores e prestadores de serviços (como a GfK ou Nielsen, por exemplo) pagam uma assinatura anual de acordo com o porte da empresa e passam a ter acesso ao banco de dados.

[31/05/2016 09:11:48]