De olho nos jovens leitores, V&R lança Plataforma 21
PublishNews, Redação, 17/05/2016
Novo selo vai abrigar obras do segmento que já representa 25% das vendas da editora

A V&R quer ser mais do que "a editora do Diário de um banana". E é com base nessa decisão que está criando o selo Plataforma 21, que vai reunir os livros voltados para jovens adultos (ou Young Adults, como é conhecido o público de 14 a 25 anos). A editora fala que esse segmento já representa 25% das suas vendas e a ideia é expandir o catálogo e se consolidar junto ao público jovem.

“A literatura jovem moderna conquistou seu espaço no mercado mundial. Tornou-se uma categoria consolidada, tanto na ponta da produção quanto na ponta da recepção. Não poderíamos ficar de fora dessa nova realidade”, comentou Sevani Matos, diretora geral da V&R Editoras no Brasil.

Sevani Matos, diretora geral da V&R: “A literatura jovem moderna conquistou seu espaço no mercado mundial. Tornou-se uma categoria consolidada, tanto na ponta da produção quanto na ponta da recepção. Não poderíamos ficar de fora dessa nova realidade” | © Divulgação
Sevani Matos, diretora geral da V&R: “A literatura jovem moderna conquistou seu espaço no mercado mundial. Tornou-se uma categoria consolidada, tanto na ponta da produção quanto na ponta da recepção. Não poderíamos ficar de fora dessa nova realidade” | © Divulgação
O nome foi escolhido por que Plataforma é um lugar de onde se parte para uma viagem. Já o 21 faz uma clara referência ao século que vivemos, representando a modernidade e atualidade. “Queríamos arquitetar uma marca que fizesse sentido para o jovem do século 21, esse jovem que está imerso na era da comunicação imediata e que quer ser parte atuante da sociedade em que vive. Um agente novo, único, sem precedentes, que está moldando a cara do mundo. Assim surgiu a Plataforma21”, explica Sevani.

Todo o processo de concepção do novo selo foi capitaneado por Fabrício Valério , gerente editorial da V&R Editoras. “Optamos por uma criação interna, que envolveu os departamentos editorial e de arte, porque acreditamos na importância do feeling de que quem lida diretamente com o livro. Somos apaixonados pelo que fazemos. O resultado não poderia ser outro senão uma marca de grande impacto”, explica Valério. “Estamos muito atentos ao que os jovens querem e buscam como leitura. Nosso objetivo é ser uma referência para os fãs mais exigentes”, completa.

A maldição do vencedor, que abre a Trilogia do Vencedor, de Marie Rutkoski, inaugura o selo. A editora promete ainda outras novidades ainda para este ano, como o best-seller do New York Times Crenshaw, de Catherine Applegate; The reader, de Traci Chee, e A madness so discreet, de Mindy McGinnis, que acaba de levar o prêmio Edgar Allan Poe na categoria literatura para jovem leitor, o mais importante prêmio americano para obras de horror e mistério.

Outras obras com foco neste público que já estão no catálogo da V&R, como a saga best-seller Maze Runner, de James Dashner, e a aclamada série de terror Asylum, de Madeleine Roux, migrarão aos poucos para o catálogo do novo selo, à medida que forem reimpressas.

[17/05/2016 15:58:14]