Demissões n´O Globo afetam a cobertura de literatura
PublishNews, Leonardo Neto, 02/09/2015
Caderno Prosa, o suplemento literário do diário carioca, fica menor e será absorvido pelo Segundo Caderno

Recorte da primeira edição do caderno Prosa (então chamado de Prosa e Verso) | © O Globo Digital
Recorte da primeira edição do caderno Prosa (então chamado de Prosa e Verso) | © O Globo Digital
Quem trabalha divulgando livros na imprensa e quem lê sobre literatura sofrerão um baque com essa notícia. É que o caderno Prosa, suplemento literário do jornal O Globo, foi diretamente afetado pelas demissões nos jornais que formam o grupo Infoglobo (O Globo e Extra). Não há confirmação do número de demitidos, mas o passaralho – jargão jornalístico para designar esses movimentos de demissão em massa – foi grande. De acordo com a apuração do Portal Imprensa, especializado na cobertura dos bastidores jornalísticos, foram 40 jornalistas demitidos e que o número de colaboradores cortados passa dos 300.

Segundo informações apuradas pelo PublishNews, dos repórteres diretamente ligados à cobertura de literatura, saíram Manya Millen e Bolivar Torres, ambos lotados no caderno Prosa. Ainda pela apuração do PublishNews, o Prosa deixará de existir enquanto caderno e passará a ocupar duas páginas do Segundo Caderno do jornal. A notícia chega às vésperas do aniversário de 20 anos do Prosa – que nasceu Prosa e Verso. A primeira edição do suplemento literário d´O Globo circulou na edição do dia 23 de dezembro de 1995.

Ao Portal Imprensa, a assessoria de imprensa do grupo informou que a empresa passa por uma reorganização interna frente ao cenário atual do mercado de comunicação - em 2014, houve grandes cortes no Terra, O Dia, Grupo Bandeirantes e Agência Estado e o Brasil Econômico deixou de circular. Ainda segundo a assessoria de imprensa do Infoglobo, as mudanças na estrutura da empresa implicam na reorganização de diversas áreas, incluindo a realocação de profissionais, redefinições de cargos e títulos e também o desligamento de profissionais em diferentes setores.

Tags: O Globo
[01/09/2015 15:07:40]