Estante Virtual tem o maior acervo em língua portuguesa do mundo
PublishNews, Redação, 10/09/2013
Criado há oito anos, site reúne 11 milhões de livros e 1.300 sebos em todo o Brasil

A ideia de associar livros e internet pode resultar, quase sempre, na comercialização de e-books ou de ferramentas que contribuam para a popularização dos conteúdos digitais do mercado editorial. A Estante Virtual chegou ao mercado, oito anos atrás, com uma estratégia que une o tradicional e o digital na venda de livros no Brasil: usa os benefícios proporcionados pela web e mantém a tradição dos volumes em formato tradicional, conectando os apaixonados por literatura e os sebos de todo o país.

Atualmente, o site reúne mais de 1.300 sebos e livreiros que disponibilizam cerca de 11 milhões de exemplares e 1 milhão de títulos entre novos, seminovos e usados. Os números dão à Estante o título de maior acervo de língua portuguesa do mundo. “Nossa diversidade é a maior do mercado. E o grande público quer um universo de escolhas de leitura muito mais amplo que apenas os mais vendidos e os últimos lançamentos presentes nas livrarias convencionais”, afirma André Garcia, CEO e criador da Estante Virtual.

Nas buscas realizadas pelo site, é possível encontrar raridades como a curiosa 1ª edição de O Senhor dos Anéis, publicada em seis volumes, e não nos três habituais; e também Capitães de Areia, um dos campeões de venda. Além dessas publicações, quem se aventura em uma busca pelo extenso acervo da Estante Virtual encontra outra grata surpresa: os livros disponibilizados são vendidos, em média, 52% mais baratos do que nas livrarias tradicionais.

Os livreiros interessados em fazer parte da Estante Virtual preenchem um formulário no site e recebem um contato da área comercial. A partir daí, a equipe da Estante Virtual indica ao proprietário do sebo os planos que mais se encaixam no perfil de cada negócio. Com o acordo fechado, o livreiro cadastra os títulos disponíveis para venda. Quando a operação é concretizada, a Estante recebe 6% do valor da transação comercial, calculado apenas sobre o preço do livro.

À disposição deles, está o enorme sucesso que a Estante faz com o público. Só em agosto foram 11 mil livros vendidos em média por dia, um recorde para a empresa, que registra cerca de 20 buscas por segundo. Para todos, público e mercado, uma enorme diversidade de livros, possibilitada pela grande rede de livreiros e pelas facilidades da internet.

[10/09/2013 00:00:00]