Como hoje trabalho com pessoas de mais de 13 países, acabei aprendendo muito sobre como os outros países têm se comportado no mercado editorial. Como as editoras têm se organizado. O que dá certo e o que não dá.
Vamos primeiro começar com o que não dá certo (para terminarmos com o “viveram felizes para sempre”)? O que não dá certo é a editora pegar um monte de ePubs, jogar lá na loja e ficar esperando para ver o que vai acontecer. É decepcionante. Gente, assim como o livro de papel, se não houver divulgação, o livro não vende, os leitores não chegarão nele. E o pior: depois de colocar os livros lá, quem vai bolar a promoção? Quem vai administrar as mudanças de metadados? Mudanças de preços? Retirada de livros, entrada e por aí vai.
Com toda a experiência de longos cinco anos trabalhando com digital, vou tentar fazer uma receita de bolo, e colocar aqui a estrutura que vejo como a ideal para ter resultados com venda de livros digitais. Começando pelo Organizador de Projetos (posso estar inventando o cargo, mas algumas editoras já usam algo parecido, e lembre-se que não há ainda uma nomenclatura para estes profissionais, diante disso, aceito sugestões).
Organizador de Projetos: ele geralmente é ou já foi editor/a. Sabe de todos os passos do processo editorial, mas é um apaixonado por tecnologia e por essas novidades digitais. Sim, ele já lê livro digital e pode discorrer a respeito das diferenças entre as lojas online que já se encontram em funcionamento no Brasil e outros lugares. Ou é aquele editor que quer arregaçar as mangas e encarar o desafio. Sim, é possível aprender fazendo.
Ele é a cabeça do processo editorial. É quem traça a estratégia digital da empresa. Tem total autonomia para mexer nos contratos, saber o que pode e o que não pode e ainda correr atrás de novos negócios. É quem fecha os contratos com grandes lojas, quem resolve se vai ou não usar alguma distribuidora, se libera ou não os direitos internacionais. Ele ama planilhas, e controla tudo através delas e responde todas as perguntas dos diretores em um ou dois cliques. Ele vai dividir as tarefas de organização e administração de metadados, correções de arquivos digitais etc. E é o próprio que vai entrar na sala do diretor gritando, descabelado, dizendo que precisa de ajuda, precisa contratar gente!!! Senão terá um enfarto em pouco tempo.
Responsável Técnico: essa pessoa é metódica. Ela vai organizar as planilhas de metadados e implementar o ONIX (que vai facilitar mil vezes a vida dele, claro). Vai receber os arquivos digitais, providenciar o ISBN digital, mandar tudo para conversão, receber os arquivos de volta e passar pelo ePubCheck. Mandar para um revisor (tem que revisar o ePub!!), providenciar os ajustes, subir o conteúdo nas lojas. Receberá as reclamações dos leitores, as solicitações técnicas das lojas, trabalhará diretamente com o Organizador de Projetos para precificar etc. vai se tornar um super entendedor de design e estudará qualquer inovação em layouts. Vai ser o Senhor dos Metadados...
Marketing, ou Analista de mídias digitais, ou Merchandiser: na próxima coluna, porque eu não gosto de colunas longas e porque o assunto requer uma coluna só pra ele :)
Aguardo seus comentários em camila.cabete@gmail.com
Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.
camila.cabete@gmail.com (Cringe!)
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?