Novos autores buscando um lugar ao sol
PublishNews, Redação, 24/05/2010
Integrantes do projeto Poetas inocentes lançaram, em Minas, coletânea de poesia

É comum encontrar em feiras do livro e eventos literários escritores anônimos divulgando o seu trabalho e vendendo aquela edição paga do próprio bolso. Na Bienal do Livro de Minas na semana passada, um simpático grupo de cerca de 40 pessoas deixou o interior paulista para lançar na capital mineira uma coletânea de poemas feitos dentro do projeto Poetas Inocentes, que começou em São Paulo mas já conta com 110 autores de outros estados como Minas e Rio Grande do Sul. É gaúcho, inclusive, o poeta mais novo – de apenas 8 anos.

“Valorizamos a arte que existe nas escolas. Todos os alunos e professores podem participar dos eventos de discussão e leitura de poesia e é a partir das oficinas que escolhemos o que entrará na coletânea”, conta Gerson Lourenço, idealizador e coordenador do projeto.

Nayani Lourenço, de 16 anos, saiu de Jurumirim, interior de São Paulo, para participar do lançamento coletivo. Ao lado dela, poetas principiantes e orgulhosos com o resultado do projeto se revezavam na mesa de autógrafos para assinar, na maioria dos casos, o seu primeiro livro. Mas essa não era a realidade de Nayani. Textos dela entraram nas três últimas edições do livro. “Escrever, ler, participar do projeto não tem explicação; é uma gratificação enorme”, disse a garota que vai ficar com a literatura só como hobby - ela pretende estudar Ciências Contábeis.

Letícia Welerson Sott Neyr está na 5ª série do Ensino Fundamental e começou escrever na internet, no site Recanto das Letras. Ela escreve nos tempos livres e estava encantada com a ideia de que agora, com o livro, as pessoas poderiam saber o que ela faz, escreve e pensa. A mãe de Letícia também estava por ali autografando.

O grupo volta a se reunir em agosto na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e o livro, lançado pela All Print Editora, está sendo vendido nos eventos do grupo e no site.
[24/05/2010 00:00:00]